Quais são as carnes que engordam menos

Quais são as carnes que engordam menos

A carne é um dos alimentos mais consumidos mundialmente, e faz parte da maioria das dietas. Em função dos hábitos e tradições alimentares, o consumo de carne varia. Assim, o Kuwait é o principal consumidor de carne de ave; Argentina de carne bovina; Áustria de carne de porco; e Mongólia de carne ovina e caprina. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o consumo de carne aumentou a nível mundial para 41 kg per capita em 2011. No entanto, um estudo realizado em 2014 indicou uma tendência para o consumo de carnes menos gordurosas e para a tendência em consumir espécies exóticas. Se você é dos que gostam de comer este alimento, mas fica preocupado em ganhar quilos por isso, continue lendo este artigo de umComo.com.br onde explicamos quais são as carnes que engordam menos.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, devemos ser conscientes de que a carne não se encontra entre os principais alimentos que devemos incorporar na nossa dieta. Este alimento é uma importante fonte de proteínas, ferro, potássio, fósforo, zinco e vitamina B12. No entanto, não devemos pensar que todas as carnes são iguais, já que algumas contêm mais gordura que outras e, como consequência, são menos saudáveis e implicam um maior risco de aumentar de peso.

Diferenciamos principalmente dois tipos de carne: a branca e a vermelha. Isto porque a cor destas carnes varia em função da quantidade de mioglobina presente nos animais, a qual contém ferro e está mais concentrada nas carnes vermelhas. Por outro lado, as carnes brancas são aquelas pertencentes a aves, ainda que existam exceções como o coelho, um mamífero cuja carne é branca, enquanto as carnes vermelhas provêm de mamíferos como a vaca.

Então, quais são as carnes com menos gordura? Quais são as carnes que engordam menos? A verdade é que a resposta a estas perguntas surpreenderá você, já que as carnes mais benéficas não têm que ser as que costumamos consumir, como o frango ou a vaca. Os especialistas em nutrição recomendam as carnes magras, já que contêm menos gorduras, estas são o frango, peru, vaca, porco ou cordeiro. No entanto, nenhuma delas é a mais saudável. Se quer saber quais são as carnes mais saudáveis e com menos quantidade de gorduras, continue lendo.

2

Avestruz. A carne desta ave é uma das mais saudáveis que podemos comer. Pode ser confundida facilmente com a carne bovina, com a diferença de que seu conteúdo em gorduras é bem mais baixo. De fato, enquanto a carne bovina magra contém 10% de gordura, a carne de avestruz tem apenas 2%, um valor inclusive menor que a do frango. Além disso, por ser carne de ave, o seu conteúdo em ácidos graxos poli-insaturados é superior que outras carnes como a de porco, cordeiro ou vaca. Além disso, proporciona maiores níveis de vitaminas do grupo B, vitais para o correto funcionamento do cérebro. Por isso, o avestruz é uma das carnes que engordam menos, se convertendo em uma excelente opção para incorporar à nossa dieta.

3

Canguru. É provável que desconheçamos a possibilidade de consumir esta carne; no entanto, na Austrália é muito consumida e no Brasil pode ser encontrada como um produto gourmet em alguns açougues especializados. Atualmente, tem aumentado a quantidade de granjas que se dedicam a explorar sua carne, e seu preço não é precisamente acessível para todos os bolsos. É uma das carnes vermelhas mais magras e com maior conteúdo em proteínas, além de seu conteúdo em gordura ser muito baixo. É muito rico em ferro, ácidos graxos ômega-3 e com pouco colesterol.

A carne de canguru poderia se converter em uma alternativa à carne bovina, entre outras, já que seus níveis de contaminação são menores, pois produz uma menor quantidade de gases de efeito estufa.

4

Cavalo. A carne de cavalo é mais frequente em alguns países, no entanto, em outros, seu consumo não é habitual. No entanto, algumas carnes embaladas estão compostas de carne de vaca ou porco e cavalo. Considerada uma carne vermelha, é baixa em calorias e gorduras, além de ser uma excelente fonte de ferro e zinco. Em relação à carne de vaca, esta carne vermelha tem 2% menos de gorduras e pode ser consumida como a carne de vaca.

5

Jacaré. Por mais estranho que possa parecer, a carne de jacaré tem um baixo conteúdo em gorduras que fazem dela uma das carnes que engordam menos e mais saudáveis. Este tipo de carne é muita rico em minerais ou vitaminas, e apesar da sua carne não ser conhecida por seu consumo na indústria alimentar, cada vez está se estendendo mais. Seu conteúdo em ácidos graxos ômega-3 se equipara ao presente no peixe, e é fundamental para prevenir doenças cardiovasculares.

6

Agora, se tivermos em conta que muitas das pessoas que se perguntam quais são as carnes que engordam menos não provaram nem estão dispostas a provar a carne de jacaré ou de canguru, estas são as recomendações no que diz respeito às carnes que engordam menos:

  • No geral, as carnes brancas têm menos gordura que as carnes vermelhas. No entanto, isto depende também do tipo de corte, já que, por exemplo, uma carne derivada do lombo é muito magra e com poucas gorduras e calorias, enquanto que uma asa de frango com pele será menos magra e com um maior conteúdo calórico.
  • Entre as carnes mais magras destacam-se as seguintes: contrafilé, vazio, lombo e a pata de cordeiro.
  • Entre as aves mais magras: devemos consumi-las sem pele, de preferência o peito e as coxas.
  • A qualidade da carne. A forma da alimentação dos animais influencia na qualidade da carne, fazendo com que possa engordar mais ao conter mais gorduras que se transferem para o nosso organismo quando as consumimos.
  • Uma carne é considerada magra quando seu conteúdo em gordura é menos de 10%; semi gordurosa quando contém entre 10% e 20% de gordura; e gordurosa quando a porcentagem é superior a este último valor.
7

A forma como cozinhamos as carnes também influencia em se engorda mais ou menos. Para tentar ingerir uma menor quantidade de calorias é recomendável cozinhar a carne na grelha ou na chapa, deixando de lado as frituras e refogados com molhos. Além disso, as carnes que engordam menos são aquelas que se preparam no forno, sem acrescentar gorduras e deixando que a carne forme seu próprio suco. Os melhores cortes para grelhar e tratar de não engordar são o rabo, o lagarto e a paleta. Devemos limitar o uso do azeite de oliva ao cozinhar a carne, utilizando para fazer na chapa ou no forno. No caso dos acompanhamentos, é melhor optar por pratos leves como salteados de cogumelos e folhas verdes, e de maneira nenhuma preparar batatas fritas ou outras com elevadas quantidades calóricas.

Neste artigo mostramos a você como cozinhar peito de peru no forno.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as carnes que engordam menos, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.