Apendicite

Quais são as causas da apendicite

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são as causas da apendicite
Imagem: mejorconsalud.com

A apendicite é o nome que recebe a inflamação do apêndice, um pequeno segmento que sai do intestino grosso e que está localizado perto do ponto de união com o intestino delgado e o cólon. E quando se sofre de apendicite, o único tratamento possível e eficaz é a remoção cirúrgica, sendo esta uma das intervenções abdominais mais comuns. Mas se quiser saber a que se deve o inchaço do apêndice, não perca seguinte artigo de umComo e descubra quais são as causas da apendicite.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas da icterícia

Índice

  1. Inflamação do apêndice
  2. Fecalito
  3. Parasitose
  4. Tumores
  5. Mais sobre a apendicite

Inflamação do apêndice

Quando o apêndice se vê afetado por uma infecção ocasionada por qualquer micróbio e se produz o inchaço, esta pode acabar por obstruir o conduto interno e inflamar por completo todo o órgão, o que poderia dar lugar a uma apendicite. Esta de uma das causas comuns da apendicite e que se manifesta com maior frequência em pessoas entre os 10 e 30 anos, por isso não é de estranhar que a apendicite tenha mais incidência em pacientes jovens que em adultos.

Quais são as causas da apendicite - Inflamação do apêndice
Imagem: sonsomar.blogspot.com

Fecalito

No intestino grosso é onde todos os alimentos consumidos se transformam em matéria fecal para serem eliminados ou descartados. No entanto, no momento em que este processo não se desenvolve com normalidade e qualquer resto de excremento se filtra ou se produz um acúmulo de fezes, isto pode provocar a obstrução do apêndice e causar uma apendicite aguda.

Parasitose

A apendicite algumas vezes também está associada à presença de parasitas ou micro-organismos que atacam diretamente ao órgão do apêndice ou acabam obstruindo o conduto interno e provocando sua inflamação. O micro-organismo que se relaciona mais frequentemente com a apendicite é o chamado Yersinia.

Tumores

Ainda que não seja uma causa comum de apendicite, a obstrução do apêndice devido a um tumor cancerígeno no mesmo órgão ou no cólon poderia provocar uma desordem no processo digestivo que pode resultar em uma apendicite. Mas como afirmamos, é muito estranho que isto ocorra já que os tumores costumam ser diagnosticados muito antes que esta situação aconteça.

Mais sobre a apendicite

Se você quer saber mais detalhes sobre o diagnóstico, o tratamento e a recuperação de uma apendicite, convidamos você a consultar os artigos a seguir:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da apendicite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mejorconsalud.com
Imagem: sonsomar.blogspot.com
1 de 2
Quais são as causas da apendicite