Quais são as causas da dor abdominal superior

Quais são as causas da dor abdominal superior
Imagem: enbuenasmanos.com

A dor abdominal é um sintoma subjetivo que nos avisa que algo está mal com os órgãos e estruturas que estão na zona abdominal. O abdômen é dividido em seis partes; para distinguir a zona afetada, neste artigo falaremos da zona abdominal superior. A dor em uma zona superior do abdômen será indicativa de uma série de doenças ou problemas que se relacionam com os órgãos ali encontrados: vesícula biliar, baço, estômago, fígado e rins. Em umComo.com.br queremos explicar-lhe quais são as causas da dor abdominal superior.

Passos a seguir:
1

A esplenomegalia pode causar dor abdominal superior, isto sucede pela ampliação do tamanho do baço. As medidas habituais de um baço normal são iguais às de um punho fechado, a mudança de tamanho pode ser devida a infecções ou a um câncer.

2

O síndrome do intestino irritável é um transtorno do intestino grosso ou cólon. Não ocasiona nenhum dano ao cólon, mas pode produzir prisão de ventre, diarreia, vômitos, cãibras abdominais e dor abdominal no quadrante superior esquerdo. Você pode consultar nosso artigo quais são os sintomas da síndrome do intestino irritável para saber mais a respeito disso.

3

A gastroenterite viral, também conhecida como gripe estomacal, ocasiona dor no quadrante superior do abdômen, diarreias e vômitos. Isso pode ocorrer pelo consumo de alimentos e água contaminados. É possível que seja transmitida por outra pessoa que já a tenha.

4

A pancreatite aguda é o resultado do abuso de álcool ou da existência de cálculos biliares. Em sua forma aguda costuma aparecer a abdominalgia acompanhada de inchaço abdominal, febre, pressão baixa,... Em casos de pancreatite crônica pode desencadear-se diabetes, icterícia e outras doenças do fígado.

5

A aorta é a maior artéria do organismo, que leva sangue do coração ao peito, abdômen e pernas. O aneurisma aórtico também produz dor abdominal muito intensa porque há uma protuberância anormal na parede da aorta, neste caso na zona do abdômen. Pode levar ao infarto agudo do miocárdio.

6

A doença renal policística é uma condição na qual um número de cistos se desenvolve nos rins. A dor abdominal superior pode ser um sinal de alarme para que seja diagnosticada. Em casos graves leva à hipertensão arterial e à insuficiência renal.

7

A pneumonia é a infecção dos pulmões e pode manifestar-se através de febre alta, tosse com esputo amarelo ou marrom, dor no peito e/ou dor abdominal superior.

8

Há muitas outras causas que originam a dor abdominal no abdômen superior como podem ser um câncer, uma hérnia, doença de Crohn, uma lesão, uma indigestão,... em qualquer caso é importante procurar um especialista e dizer a ele como é a dor, quanto dura e quando aparece.

Dica: Esclareça também a dúvida - dor abdominal após evacuar, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da dor abdominal superior, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.