Partilhar

Quais são as causas da dor de barriga

Por Sara Viega. Atualizado: 28 março 2018
Quais são as causas da dor de barriga
Imagem: mayoclinic.org

A dor na parte baixa do abdômen ou barriga costuma ser especialmente frequente nas mulheres, convertendo-se em uma das principais causas de consulta ginecológica, ainda que os homens também possam manifestar estes incômodos causados por outras condições. Quando a dor é frequente ou intensa, o melhor é ir a um especialista para uma revisão médica detalhada; no entanto, é conveniente conhecer as condições mais comuns que podem incitar esses inconvenientes. Em umComo.com.br explicamos a você quais são as causas da dor de barriga mais frequentes.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas da dor abdominal

Causas da dor de barriga ginecológicas

Devido a condições associadas com o ciclo menstrual, as mulheres costumam ser quem sofre com mais frequência de dores de barriga. Elas podem ocorrer devido a diferentes causas, algumas delas devem ser atendidas por um profissional para reduzir o incômodo e garantir o bem-estar.

As causas ginecológicas mais frequentes da dor de barriga são:

  • Dismenorreia: uma das causas mais frequentes, consiste na dor antes, durante ou após o período menstrual.
  • Doença inflamatória pélvica: se apresenta quando se inflamam os ovários ou as trompas de Falópio.
  • Endometriose: uma condição ginecológica que produz dor de barriga e outros sintomas. Requer atenção médica, pois poderia comprometer ou dificultar a fertilidade.
  • Gravidez ectópica: se produz quando a implantação se realiza fora do útero, gerando dor e incômodo.
  • Cistos e tumores no ovário, útero ou outros órgãos.

Causas da dor de barriga estomacais e intestinais

A dor no abdômen baixo ou barriga não só corresponde a problemas ginecológicos, como tanto homens como mulheres podem experimentar incômodos nesta área devido a condições estomacais ou intestinais. As mais comuns são:

Outras causas da dor de barriga

Outras causas da dor de ventre podem incluir:

  • Cálculos renais.
  • Apendicite.
  • Inflamação do pâncreas.
  • Inflamação da vesícula.

Dica: Esclareça também a dúvida - dor abdominal após evacuar, o que pode ser?

Quando é importante ir ao médico?

Se a dor de barriga se apresenta sempre antes ou durante o período menstrual e causa dores intensas, é importante consultar o ginecologista. Da mesma forma, se acha que a dor está localizada na região dos ovários, seria importante consultar seu médico. Se você suspeita de gravidez ou se está grávida e sente uma forte dor na área, vá ao médico para um check-up.

Além disso, é importante visitar um especialista se:

  • A dor se apresentar de forma repentina e intensa.
  • Se a evacuação não ocorrer por vários dias.
  • Se a região do ventre, além de dolorida, está inflamada e rígida.
  • Se há vômitos ou fezes com sangue.
  • Quando há dificuldade para respirar ou caminhar.
  • Quando além da dor de ventre surgem dores em outras regiões do corpo.

Veja também: Dor no pé da barriga, o que pode ser?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da dor de barriga, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são as causas da dor de barriga

3 comentários
Kauane
ola estou com dor na barriga a tres dias com diarreia em que sai agua pura acompanhada de dor bo peuto e nas costas oque pode ser ?
Alexandre
Tem uns 15 dias dor nas costas lado direito mas quando mim movimento o que pode ser?
PAULA NAVALHAS
BOA TARDE EU HOJE ACORDEI COM UMA DOR DE BARRIGA MUITO FORTE FUI PARA A SANITA ASSIM QUE SENTEI FIZ E FORÇA SAIU DIARREIA LIQUIDA SERÁ NORMAL ISTO ACONTECER.

Quais são as causas da dor de barriga
Imagem: mayoclinic.org
Quais são as causas da dor de barriga

Voltar ao topo da página