Quais são as causas da dor de ouvido

Quais são as causas da dor de ouvido
Imagem: vueloslastminute.es

A dor de ouvido pode se apresentar de forma aguda, surda, transitória ou permanente e pode se tornar muito desagradável e incômoda se não for tratada adequadamente. Ainda que as causas mais frequentes estejam relacionadas com doenças que afetam propriamente o órgão do ouvido, há a possibilidade de a dor ser devida a infecções ou problemas de saúde relacionados, por exemplo, à cavidade bucal, ao nariz, à garganta ou à mandíbula. Se deseja conhecer com exatidão quais são as causas da dor de ouvido, preste atenção ao seguinte artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Uma das causas mais frequentes da dor de ouvido é a inflamação ou fechamento da chamada trompa de Eustáquio. Ela é o conduto que está localizado entre o ouvido médio e a parte posterior da garganta, e através da qual o ar entra no ouvido e de onde o líquido sai. Por isso, quando a trompa de Eustáquio está obstruída, o processo de entrada de ar e de saída do líquido é dificultado, o que produz um aumento da pressão no ouvido e acaba ocasionando a dor.

Imagem: ecured.cu
2

A inflamação do conduto auditivo externo ou do ouvido médio é outra das causas comuns de quem sofre de dor de ouvido.

  • A inflamação do conduto auditivo externo é o que se conhece como otite média externa. Trata-se de uma infecção causada por bactérias ou fungos, e que pode ser manifestar devido a fatores como pequenas feridas nos ouvidos, uma higiene inadequada ou excesso de entrada de água ao tomar banho, principalmente em lugares públicos na temporada de verão.
  • A inflamação do ouvido médio, denominada otite média, é bastante frequente em crianças, produzindo uma infecção que se estende desde a mucosa do nariz até o ouvido médio. Pode ser consequência de um resfriado.
3

A obstrução do ouvido externo, seja por um objeto ou por um excesso de cera ocasiona pressão no ouvido interno e produz dor. A cera protege o ouvido contra infecções, mas seu acúmulo pode bloquear o conduto auditivo externo e causar, além de dor de ouvido, sensação de tamponamento, sensação de ruídos no ouvido e, inclusive, perda de audição.

4

As lesões no tímpano causam dores de ouvido que podem ser mais ou menos intensas de acordo com a gravidade da situação. Por exemplo, quando se trata de um rompimento ou perfuração do tímpano será necessária uma intervenção cirúrgica para corrigir a lesão e recuperar o estado normal de audição.

Imagem: clinicajuancarrero.net
5

A dor de ouvido nem sempre é decorrente de alguma anomalia ou alteração neste órgão, podendo ser também um sintoma de outras patologias ou doenças. As mais comuns são as seguintes:

  • Infecções dentárias ou de garganta.
  • Transtornos da articulação temporomandibular, isto é problemas nas articulações e músculos encarregados da ação de mastigar e que ligam a mandíbula inferior ao crânio.
  • Alergias.
  • Inflamação das glândulas parótidas, doença viral conhecida como caxumba.
  • Câncer de laringe avançado, no qual se manifestam dores de ouvido ao engolir.
6

No entanto, a dor de ouvido também pode ser causada por outras condições menores, como restos de xampu ou de sabão deixados no ouvido ao se lavar. Também é comum ocorrerem doenças nos ouvidos devido às mudanças na pressão atmosférica, por exemplo, ao viajar de avião ou mergulhar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da dor de ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.