Partilhar

Quais são as causas da esofagite

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são as causas da esofagite

A inflamação ou irritação do esôfago é conhecida como esofagite e entre seus sintomas destaca-se o ardor neste tubo do sistema digestivo junto com a dificuldade de engolir. Esta afecção costuma estar relacionada com o refluxo gastresofágico ainda que existam muitos outros motivos que podem gerar seu aparecimento, bem como fatores de risco que aumentam a possibilidade de tê-la. É por isso que neste artigo de umComo.com.br queremos detalhar para você quais são as causas da esofagite.

Também lhe pode interessar: Quais são as curas naturais para a esofagite
Passos a seguir:
1

Uma das principais causas da esofagite é o refluxo gastresofágico, isto é, quando os conteúdos gástricos voltam do estômago para a boca através do esôfago. Deste modo, além de ardor, pode gerar a irritação ou inflamação deste tubo gástrico.

2

Existem diversos fatores que aumentam o risco de sofrer de esofagite, entre os quais se encontram o consumo de álcool e o tabagismo. Ambos podem desencadear o aparecimento de esofagite, bem como muitas outras doenças.

3

As pessoas submetidas a uma cirurgia de peito também são mais propensas a sofrer esofagite, já que esta é uma das causas comuns que geram inflamação do esôfago.

4

A esofagite também costuma estar relacionada com as hérnias de hiato, já que muitos dos pacientes com hérnia hiatal sofrem ao mesmo tempo inflamação do tubo gástrico.

5

É importante saber que tomar determinados medicamentos como corticosteroides pode derivar também em esofagite ou inclusive certos alimentos: apimentados, frutas cítricas, alho e cebola, cafeína...

6

No caso de se tratar de esofagite eosinofílica, a causa será uma reação alérgica que provocará uma alta concentração de glóbulos brancos no sangue do esôfago. Normalmente, as pessoas que sofrem este tipo de esofagite são alérgicas a inúmeros alimentos.

7

Destaca-se que também existe um tipo de esofagite infecciosa, isto é, causada por uma bactéria, vírus, parasita ou fungo. Trata-se de um tipo mais raro desta afecção do esôfago e costuma dar-se em pessoas com deficiências no sistema imunológico, como podem ser os pacientes de HIV ou câncer.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da esofagite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são as causas da esofagite

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Luiz Renato
o meu filho de 7 anos esta com dores e vômitos ,gostaria de saber sobre o remédio losec mups.foi o tratamento que me indicaram,

Quais são as causas da esofagite
Quais são as causas da esofagite

Voltar ao topo da página