Hérnia

Quais são as causas da hérnia inguinal

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são as causas da hérnia inguinal

A hérnia inguinal é uma doença que ocorre quando parte das vísceras abdominais saem para o exterior através de uns orifícios na parede abdominal. Ainda que em muitos casos os pacientes não manifestem sintomas claros, o mais frequente é que apareça uma espécie de volume na zona da virilha e se tenham incômodos ou dores agudas ao realizar determinadas atividades cotidianas. No seguinte artigo de umComo, mostramos a você mais detalhes explicando quais são as causas da hérnia inguinal.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da hérnia inguinal

Passos a seguir:

1

Para compreender as causas da hérnia inguinal, primeiro deve-se diferenciar entre dois tipos de hérnia inguinal, já que apresentam características diferentes:

  • Hérnia inguinal indireta. Este tipo de hérnia inguinal é mais frequente e pode ser uma condição presente já desde o nascimento. Os homens têm um reduzido orifício inguinal na virilha que é por onde passam os vasos sanguíneos dos testículos e do canal seminal, mas quando este orifício é grande demais pode ocorrer a formação de uma hérnia inguinal.
  • Hérnia inguinal direta. Este tipo de hérnia inguinal desenvolve-se quando as vísceras saem por um orifício que se gera artificialmente na parede abdominal. O mais comum é que ocorra na zona da virilha.
2

Ainda que não exista uma clareza absoluta quanto às causas das hérnias inguinais, como mencionamos no passo anterior, esta condição pode ser congênita e estar presente desde o nascimento. Isto se deve a que durante o desenvolvimento do feto, o interior da parede abdominal não acaba de se formar bem e, portanto, ela fica debilitada. Em muitos casos, a protuberância ou volume na virilha, que é o sintoma mais evidente da hérnia inguinal, não é notória até chegar a uma idade mais avançada, e também é provável que as crianças não apresentem sintomas claros até virarem adultos.

3

Quando a hérnia inguinal é adquirida, isto é, forma-se com o tempo, isto se deve a que uma parte da parede abdominal debilitou-se, desgastou-se ou rasgou, dando lugar à formação de um buraco que deixa sair a parte dos órgãos abdominais pelo canal inguinal, originando assim a hérnia. É por isso que qualquer atividade ou problema de saúde que aumentar a pressão da parede abdominal pode derivar em uma hérnia inguinal, e alguns dos fatores desencadeadores mais comuns são:

  • Tosse excessiva ou crônica.
  • Constipação.
  • Sobrepeso.
  • Vômitos contínuos.
  • Carregar continuamente objetos muito pesados.
  • Gravidez.
4

Uma vez conhecidas as possíveis causas da hérnia inguinal, é fundamental saber quais são seus sintomas e procurar o médico diante da menor suspeita de poder sofrer de uma delas. Esta condição é diagnosticada por meio de um exame clínico do paciente ou da realização de uma ecografia quando for pequena demais e não for reconhecível à primeira vista.

5

Ainda que a hérnia inguinal não possa ser 100% prevenida, é possível adotar algumas medidas em seu dia a dia para ajudar a evitar aquelas ações que possam ocasionar uma pressão excessiva na parede abdominal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da hérnia inguinal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Quais são as causas da hérnia inguinal