Partilhar

Quais são as causas da obstrução intestinal

Por Sara Viega. Atualizado: 6 agosto 2019

A obstrução intestinal é o bloqueio parcial ou total do intestino que provoca uma insuficiência deste para eliminar os conteúdos intestinais. Afeta igualmente os homens e mulheres e pode aparecer em qualquer idade. O aparecimento de uma obstrução intestinal pode ocorrer por diferentes motivos, em umComo.com.br explicamos quais são as causas da obstrução intestinal.

Também lhe pode interessar: Como tratar a obstrução intestinal
Passos a seguir:
1

A obstrução do intestino pode ser devido a uma causa mecânica, o que significa que há algo no caminho. As causas mecânicas da obstrução intestinal podem incluir o crescimento anormal de tecido no intestino, o aparecimento de aderências ou tecido cicatricial que pode se formar após uma cirurgia. Você também pode encontrar corpos estranhos que costumam ser materiais ingeridos que obstruem os intestinos, é muito comum nas crianças.

2

Outras formas de obstrução mecânica são originadas pela constipação provocando uma retenção fecal ou no bloqueio dos intestinos pelo aparecimento de um tumor. São causadores da obstrução mecânica as hérnias, os cálculos biliares e os vólvulos (torção do intestino).

3

É possível que a origem da obstrução intestinal seja neurogênica. Este tipo de obstrução se produz por um íleo que é um afetação na qual o intestino não funciona de maneira correta, ainda que não exista um problema de estrutura. É conhecido por sua complexidade o íleo paralítico, também chamado de pseudo-obstrução, é uma das principais causas de obstrução intestinal em bebês e crianças. As causas em que o íleo paralítico ocorre, podem ser:

  • Alterações químicas, eletrolíticas ou minerais como, por exemplo, a diminuição do potássio.
  • Complicações de uma cirurgia intra-abdominal.
  • Diminuição do fornecimento de sangue na área abdominal (isquemia da artéria mesentérica).
  • Doença renal ou torácica.
  • Dano ao fornecimento de sangue abdominal.
  • Uso de certos medicamentos, sobretudo narcóticos.

No caso de crianças mais velhas, o íleo paralítico, pode ser devido a uma intoxicação alimentar, com vírus ou bactérias (a gastroenterite).

4

A terceira causa que pode levar a uma obstrução intestinal é de origem vascular. É menos comum que as duas anteriores, e geralmente se deve a embolias ou ao estreitamento por ateroscleroses. Está muito relacionada com a distribuição do sangue pelo organismo e suas complicações.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da obstrução intestinal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são as causas da obstrução intestinal

Voltar ao topo da página