Causas da doença periodontal

Quais são as causas da piorreia

Quais são as causas da piorreia
Imagem: odontologiaemfortaleza.com.br

A piorreia é o nome coloquial pelo qual se conhece a periodontite, uma condição que põe em risco a saúde de nossas gengivas e dentes, podendo levar à perda de peças dentais. Trata-se de uma doença periodontal importante que deve ser tratada a tempo para prevenir seu avanço e com isso a perda de dentes. Claro que não há melhor forma de evitar que a prevenção, por isso em umComo.com.br explicamos as causas da piorreia, para que você possa tomar as medidas necessárias e evitar seu aparecimento.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas da faringite

Índice

  1. Causas da piorreia: má higiene dental
  2. Causas da piorreia: não ir ao dentista
  3. Causas da piorreia: maus hábitos
  4. Causas da piorreia: sofrer de certas doenças
  5. Outras causas da periodontite

Causas da piorreia: má higiene dental

Uma higiene dental pobre, limpar os dentes de forma inadequada e não usar fio dental diariamente, é uma das principais causas da piorreia.

Esta condição ocorre devido ao acúmulo de tártaro nas gengivas, o que em princípio provoca gengivite ou inflamação nas gengivas, que de não ser atendida a tempo leva à periodontite, uma condição que afeta o suporte dental podendo originar fragilidade óssea e com isso a perda do dente.

Escovar bem os dentes após cada refeição, e usar o fio dental para eliminar os restos de alimentos e placa acumulados no dente, é fundamental para prevenir as doenças periodontais.

Causas da piorreia: não ir ao dentista

Mas não basta só escovar nossos dentes em casa, uma limpeza profissional realizada pelo menos uma vez ao ano é fundamental para eliminar o acúmulo de tártaro e placa que não desaparece com o uso de escova ou fio dental. Além disso, uma revisão profissional poderá indicar o estado de nossos dentes e atender qualquer condição que possa pôr em risco a saúde dental.

Não ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano é uma das causas da piorreia, pois nossos dentes precisam do cuidado de um profissional.

Causas da piorreia: maus hábitos

Existem alguns maus hábitos que podem aumentar a propensão a ter doenças periodontais, inclusive a piorreia. Entre eles destaca-se:

  • Fumar.
  • O consumo excessivo de álcool.
  • Uma má alimentação.
  • O sobrepeso.

Tudo isto afeta a saúde de nossas gengivas e dentes, por isso a recomendação é corrigir estes hábitos, algo que beneficiará nossa saúde geral.

Causas da piorreia: sofrer de certas doenças

Algumas condições de saúde deixam-nos mais propensos a sofrer de periodontite, entre elas destacam-se:

  • A diabetes.
  • A osteoporose.
  • Sofrer de alguma doença que afete nosso sistema imunológico e nos faça mais propensos a infecções, por exemplo a AIDS.

Outras causas da periodontite

Além de todos os fatores mencionados anteriormente, entre as causas da piorreia podemos mencionar outros desencadeadores, por exemplo:

  • Propensão genética, ter familiares diretos com gengivite e periodontite.
  • Trabalhos dentários mal realizados, como obturações colocadas de forma inadequada, prótese dentárias mal inseridas, etc.
  • O consumo de certos medicamentos que provocam inflamação nas gengivas.
  • O estresse.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da piorreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Paulo Renato
Quero saber depois de perder todos os dentes e fazer um implante, mesmo fazendo a limpeza bocal em casa e indo ao dentista de três e três meses, para limpeza do implante e próteses, corro o risco de ter novamente a piorreia e de transmitir isto a minha companheira. Eu não sei se fui claro na minha duvida. Grato aguardo retorno.
Ana Maria Notaroberto Barbosa
Tenho um amigo que tem um odor insuportável na boca. Seus dentes estão na eminência de caírem todos amarelados e o próprio não faz higiene bucal suficiente. O ambiente que ele permanece fica contaminado com tanto cheiro que é insuportável ficar perto dele. Como fazer para que ele se trate? Tem um ótimo plano de saudê, mas tem medo de dentista. O que pode acarretar na saúde dele que já tem 69 anos e a pressão alta?
carlos roberto
Não adianta tem procurar um bom dentista, para avaliá-lo.
magnomagno
minha filha está com piorreia em dois dentes daparte inferior . pergunto há cura, ou só extração?
carlos roberto
Poderá contaminar os dentes todos e cair com tempo; procure um bom dentista.
A sua avaliação:
simey luciano da silva ribeiro
como prevenir a periodentide?
Eva Brito
Não tenho nenhuma dessas causas da piorreia e eu sofro demais com isso. Já perdi alguns dentes. Ultimamente fiz duas cirurgias periodonticas (dentes de cima e embaixo) e agora tô com um dente mole e doendo muito. Como explica isso?
ivanilde pedrosa
Estou com 2 dentes moles, tenho 50 anos, gostaria de saber o q fazer neste caso ?
luciacleiacleia alves silva da silva
Tenho muita salivação as vezis não tenho como cuspi e normal
Imagem: odontologiaemfortaleza.com.br
Quais são as causas da piorreia