Quais são as causas da piorreia

Quais são as causas da piorreia
Imagem: odontologiaemfortaleza.com.br

A piorreia é o nome coloquial pelo qual se conhece a periodontite, uma condição que põe em risco a saúde de nossas gengivas e dentes, podendo levar à perda de peças dentais. Trata-se de uma doença periodontal importante que deve ser tratada a tempo para prevenir seu avanço e com isso a perda de dentes. Claro que não há melhor forma de evitar que a prevenção, por isso em umComo.com.br explicamos as causas da piorreia, para que você possa tomar as medidas necessárias e evitar seu aparecimento.

Causas da piorreia: má higiene dental

Uma higiene dental pobre, limpar os dentes de forma inadequada e não usar fio dental diariamente, é uma das principais causas da piorreia.

Esta condição ocorre devido ao acúmulo de tártaro nas gengivas, o que em princípio provoca gengivite ou inflamação nas gengivas, que de não ser atendida a tempo leva à periodontite, uma condição que afeta o suporte dental podendo originar fragilidade óssea e com isso a perda do dente.

Escovar bem os dentes após cada refeição, e usar o fio dental para eliminar os restos de alimentos e placa acumulados no dente, é fundamental para prevenir as doenças periodontais.

Causas da piorreia: não ir ao dentista

Mas não basta só escovar nossos dentes em casa, uma limpeza profissional realizada pelo menos uma vez ao ano é fundamental para eliminar o acúmulo de tártaro e placa que não desaparece com o uso de escova ou fio dental. Além disso, uma revisão profissional poderá indicar o estado de nossos dentes e atender qualquer condição que possa pôr em risco a saúde dental.

Não ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano é uma das causas da piorreia, pois nossos dentes precisam do cuidado de um profissional.

Causas da piorreia: maus hábitos

Existem alguns maus hábitos que podem aumentar a propensão a ter doenças periodontais, inclusive a piorreia. Entre eles destaca-se:

  • Fumar.
  • O consumo excessivo de álcool.
  • Uma má alimentação.
  • O sobrepeso.

Tudo isto afeta a saúde de nossas gengivas e dentes, por isso a recomendação é corrigir estes hábitos, algo que beneficiará nossa saúde geral.

Causas da piorreia: sofrer de certas doenças

Algumas condições de saúde deixam-nos mais propensos a sofrer de periodontite, entre elas destacam-se:

  • A diabetes.
  • A osteoporose.
  • Sofrer de alguma doença que afete nosso sistema imunológico e nos faça mais propensos a infecções, por exemplo a AIDS.

Outras causas da periodontite

Além de todos os fatores mencionados anteriormente, entre as causas da piorreia podemos mencionar outros desencadeadores, por exemplo:

  • Propensão genética, ter familiares diretos com gengivite e periodontite.
  • Trabalhos dentários mal realizados, como obturações colocadas de forma inadequada, prótese dentárias mal inseridas, etc.
  • O consumo de certos medicamentos que provocam inflamação nas gengivas.
  • O estresse.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da piorreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.