Quais são as causas da queimação abdominal

Quais são as causas da queimação abdominal
Imagem: esteticaysalud.com.ve

Muitas pessoas costumam experimentar uma sensação de queimação abdominal depois de comer. Em geral este sintoma é um sinal do organismo de que o sistema digestivo ou gastrointestinal apresenta alguma dificuldade para realizar devidamente a digestão. Se quiser saber quais são as causas da queimação abdominal, preste muita atenção neste artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Em geral a causa mais comum da queimação abdominal é a acidez, que ocorre quando os ácidos gástricos do estômago passam para o esôfago. É comum que as pessoas tenham refluxo e queimação abdominal uma vez por mês, no entanto, quando o sintoma é recorrente é necessário procurar um especialista.

2

Entre as causas da queimação abdominal encontram-se alguns alimentos como o tomate, alho, cebolas, chocolate, café e farinhas de milho que dificultam o processo de digestão e fazem com que a pessoa sofra ardor no abdômen durante o processo.

3

A úlcera gástrica é também uma causa da queimação abdominal. Em geral a queimação abdominal causada pelas úlceras costuma aparecer três horas depois de comer e é aliviada com a ingestão de medicamentos ou antiácidos. No entanto, há quem experimente este ardor durante a madrugada.

4

As hérnias de hiato costumam ser diagnosticadas pela queimação abdominal, mas é uma dor que costuma aparecer na parte superior do abdômen e às vezes é intermitente. A hérnia não é a causa da ardência abdominal, mas sim a acidez gástrica que ela produz.

5

Existem alguns fármacos que são capazes de causar queimação abdominal, os anticolinérgicos, betabloqueadores para a pressão alta, bloqueadores dos canais de cálcio, calmantes e a dopamina utilizada para tratar o mal de Parkinson são alguns deles.

6

O consumo pouco moderado de álcool e nicotina também representa uma das principais causas da queimação abdominal. O álcool e o fumo são capazes de irritar o trato digestivo, sem falar que ambos podem fazer com que a válvula que separa o esôfago do estômago afrouxe e provoque a acidez.

7

A gastrite e a gastroenterite também são causas de queimação abdominal. No entanto, a gastrite descreve-se mais como um ardor estomacal e a gastroenterite costuma ser acompanhada de gases e evacuações frequentes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da queimação abdominal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.