Quais são as causas de uma lipotimia

Quais são as causas de uma lipotimia

A lipotimia, desmaio ou síncope é uma perda repentina e transitória do conhecimento e dos movimentos corporais que pode acontecer com todos nós em algum momento. Ela ocorre quando se reduz a quantidade de oxigênio que deve chegar ao cérebro e isto provoca primeiro uma sensação de enjoo e fraqueza que, posteriormente, pode originar em uma perda parcial ou total da consciência. Para que você possa saber em que condições são frequentes ou se corre um maior risco de sofrer destes desmaios, no seguinte artigo de umComo mostramos a você quais são as causas de uma lipotimia.

Passos a seguir:
1

A lipotimia ocorre quando a pressão sanguínea do paciente cai de forma brusca, já que não chega a quantidade de oxigênio suficiente ao cérebro para mantê-lo em sua plena consciência. A perda de consciência pode ser parcial ou total, mas normalmente sua recuperação é rápida, pelo que a pessoa afetada volta ao seu estado normal em alguns minutos.

2

Uma das causas comuns da lipotimia é a hipoglicemia comumente chamada queda de açúcar. Esta condição é bem mais frequente em pacientes diabéticos que se não controlarem a concentração de açúcar no sangue ou exagerarem na dose do seu tratamento, podem chegar a sofrê-la a qualquer momento. A hipoglicemia pode originar desde sintomas como suores e tremores, até outros como chegar a desmaiar e a perder a consciência.

3

Os pacientes com anemia sofrem de uma diminuição de glóbulos vermelhos no sangue, o que provoca que não chegue a quantidade de oxigênio suficiente às células e ao cérebro, e é por isso que são mais propensos a sofrer desmaio do que outras pessoas. Do mesmo modo, também se é mais vulnerável a este tipo de desmaios quando ocorre uma perda importante de sangue, por exemplo, devido a cirurgias, traumatismos ou a períodos menstruais muito abundantes.

4

Outra possível causa da lipotimia é a falta de nutrientes, a desidratação ou as mudanças bruscas na tensão arterial. Estes problemas acontecem de forma conjunta e são próprios de pessoas que sofrem de transtornos alimentares como anorexia ou bulimia, e é por isso que os desmaios são muito frequentes nestes pacientes.

5

Durante a gravidez, o organismo da mulher passa por uma série de mudanças que também podem afetar seu sistema circulatório, originando de forma mais comum uma queda em sua tensão arterial. Por este motivo, as mulheres grávidas podem sofrer, entre outros problemas, desmaios na gravidez, os quais podem ser prevenidos mantendo-se bem hidratadas e evitando movimentos bruscos como, por exemplo, levantar-se de forma repentina da cama.

6

Além das mencionadas anteriormente, outras causas da lipotimia também bastante comuns são as seguintes:

  • Ter agonia e calor extremo em lugares fechados, com pouca ventilação ou cheios de pessoas.
  • Ter emoções fortes ou de forma intensa podem derivar em uma superexcitação e dar lugar a uma lipotimia.
  • Ter dor extrema pode levar uma pessoa a sofrer desmaios.
  • Os medos produzidos por fobias também podem originar desmaios.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas de uma lipotimia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.