Quais são as causas do ácido úrico baixo

Quais são as causas do ácido úrico baixo
Imagem: redfarmaceutica.com

Normalmente, fala-se dos níveis altos de ácido úrico como um problema de saúde que afeta muitas pessoas, entre outros motivos, a causa principal é uma má alimentação. Mas o certo é que os níveis de ácido úrico de uma pessoa também se podem encontrar mais baixos do que se considera normal, que é o que se conhece como hipouricemia. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe com mais detalhe quais são as causas do ácido úrico baixo.

Passos a seguir:
1

Para começar, devemos notar que o ácido úrico é uma substância do organismo que se cria ao descompor as purinas, elemento que encontramos em determinados alimentos e bebidas. Desta forma, o ácido úrico não é por si mesmo um problema para a saúde, mas deve manter-se dentro dos níveis normais de ácido úrico.

2

Em condições normais, uma terceira parte do ácido úrico é trazido pelos alimentos e os outros dois terços pelo metabolismo interno. Diagnostica-se hipouricemia - o que conhecemos por ácido úrico baixo - quando as análises indicam que o nível é igual ou menor a 2,0 mg/dl. Muitas vezes, não se apresentam sintomas com os níveis de ácido úrico baixos, pelo que muitas pessoas podem nem sequer estar conscientes dele.

3

O ácido úrico baixo ou hipouricemia pode ser primário, isto é, permanente ou bem adquirido, de forma que será intermitente e não crônico. No primeiro caso, a causa mais comum é a genética e herança, desta forma as pessoas com antecedentes familiares com níveis baixos de ácido úrico no sangue deverão prestar especial atenção.

4

Por outro lado, a hipouricemia primária também se pode produzir quando se dá uma perda importante de xantina através da urina, o que faz com que esta substância não se converta em ácido úrico mediante os processos enzimáticos do organismo.

5

Por outro lado, o ácido úrico baixo adquirido pode dever-se à eliminação em excesso através da urina, normalmente pela ingestão de substâncias uricosúricas. Um uricosúrico é uma substância, normalmente um medicamento, que facilita a excreção do ácido úrico na urina e, por isso, reduz a concentração desta substância no plasma sanguíneo.

6

Em alguns casos, os níveis de ácido úrico baixos no sangue devem-se à existência de alguma doença ou algum outro problema de saúde, como pode ser o síndrome de Fanconi ou a doença de Wilson.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas do ácido úrico baixo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Consulte o seu médico para que este realize o diagnóstico adequado e lhe receite o melhor tratamento.