Quais são as causas do ardor vaginal

Quais são as causas do ardor vaginal
Imagem: zdravno.bg

Estima-se que toda mulher pelo menos uma vez na vida experimenta algum tipo de incômodo ou ardor vaginal. Esta condição pode gerar muito mal-estar, já que o roçar da roupa e a posição de estar sentada costumam intensificar a dor. O ardor vaginal também conhecido como vaginite, geralmente é sinal de alguma infecção ou doença de transmissão sexual. Se você deseja saber quais são as causas do ardor vaginal, leia com atenção este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

A bactéria candida albicans que produz candidíase é a causa mais comum do ardor vaginal. A candidíase é uma bactéria que produz vulvovaginite, um conjunto de sintomas que compreendem ardor vaginal, corrimento, mau cheiro, coceira e dor ao urinar. O melhor nestes casos é ir ao especialista para fazer um tratamento especial.

2

Algumas soluções de sabonetes, duchas vaginais, anticoncepcionais e aerossóis íntimos podem irritar a vagina e produzir ardor vaginal. Os ginecologistas recomendam evitar o uso de absorventes íntimos e outros produtos de higiene pessoal que tenham fragrâncias aromáticas, porque podem gerar infecções vaginais.

3

Durante a menopausa a produção de estrógeno no corpo feminino é reduzida, e esta é uma das causas do ardor vaginal. A falta de estrógeno produz ressecamento vaginal e este causa prurido e ardor.

4

A vaginite é muito comum nas meninas que não se desenvolveram. Geralmente o ardor vaginal ocorre até que se desenvolvam completamente, momento em que a vagina se converte em uma zona mais ácida e combate melhor as infecções. No entanto, o ardor recorrente solicita uma visita ao médico.

5

A neisseria gonorrheae é a bactéria responsável pelo contágio da gonorreia, uma das causas do ardor vaginal. A gonorreia é uma doença de transmissão sexual, por isso você deve realizar um exame médico para identificar se esta bactéria é a responsável pelo ardor.

6

Os comprimidos anticonceptivos, o estresse, mudanças hormonais e antibióticos também têm sido relacionados com o ardor vaginal e as infecções vaginais, já que podem causar uma mudança na flora da vaginal.

Leia também: Como tratar uma ferida na vagina

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas do ardor vaginal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.