Quais são as causas do mau hálito

Quais são as causas do mau hálito

O mau hálito ou halitose é um sintoma desagradável de algum tipo de mal-estar em nosso organismo, ou de uma higiene dental pobre. Ocorre uma acumulação de bactérias na cavidade bucal que acabam originando o aparecimento de mau odor e apesar de que em muitas ocasiões se possa tratar de uma condição temporal, convém identificar qual é o fato que o está originando para o poder combater. Preste atenção ao seguinte artigo de umComo no qual lhe mostramos quais são as causas do mau hálito.

Passos a seguir:
1

Uma das principais causas do mau hálito é uma higiene bucal inadequada ou insuficiente, a qual acaba provocando um excesso de placa bacteriana que, além de um odor desagradável, pode acabar gerando a formação de cáries ou outras doenças periodontais. Não se esqueça de escovar os dentes todos os dias depois de cada refeição, usar fio dental e um enxágue bucal para que o seu hálito se mantenha sempre fresco. É muito importante que consulte também o seu dentista uma vez ao ano no mínimo e de imediato no caso de encontrar algum tipo de anomalia ou problema bucal.

2

A ingestão de certos alimentos fortes pode provocar mau hálito de forma temporal, como por exemplo comer alho, cebola, comidas picantes, molhos muito condimentados, entre outros. Evite ingerir este tipo de alimentos com frequência e quando o fizer, limpe bem a sua boca depois para eliminar o odor.

3

As infeções bucais também provocam mau hálito. A acumulação de vírus que originam dor e incômodos físico impede a boa alimentação e higiene da boca. Por isso, é normal que o mau hálito tenha um odor desagradável.

4

O fato de não beber líquido com frequência é outra das causas do mau hálito. Ter a boca seca durante muito tempo provoca mau cheiro, uma vez que o fluxo de saliva diminui. Beber pelo menos 2 litros diários, não é bom apenas para a saúde, como também para a higiene bucal. Durante a noite, devido ao fato da saliva não fluir e de não bebermos líquidos, é normal acordar com mau hálito, algo que poderá resolver enxaguando a sua boca ao se levantar.

5

O mal-estar no estômago é outra causa do mau hálito. Quando sofremos de gastrite, úlceras, problemas de digestão, etc, é muito comum sofrer de mau hálito, por isso é importante que preste atenção à sua dieta e à saúde do seu estômago.

6

O tabaco também é outra das causas do mau hálito. A nicotina e o fumo provocam um mau odor na boca que ficará de forma constante nela e que não será fácil de eliminar. Por isso, o melhor é que tente deixar de fumar em benefício da sua saúde, higiene e da sua economia.

7

Se quer saber o que deve fazer ou que tratamentos naturais pode utilizar para combater o mau hálito, recomendamos que consulte os seguintes artigos:

  • Como curar o mau hálito rapidamente
  • Como combater a halitose de forma natural

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas do mau hálito, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Perante o menor sintoma, consulte um especialista.