Quais são as causas do potássio alto

Quais são as causas do potássio alto

Assim como acontece com o resto dos minerais do organismo, o nível de potássio no sangue deve ser mantido em determinados níveis. A queda ou aumento excessivo de potássio acontece por uma incorreta eliminação do mineral que sobra no organismo, sendo necessário procurar a causa da acumulação desta substância. Por isso, em umComo queremos explicar quais são as causas do potássio alto.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante saber que o potássio é um mineral que todos precisamos para o correto funcionamento do organismo; ainda assim deve ser mantido dentro de um nível considerado normal. Os rins são responsáveis por eliminar o excesso de potássio do sangue e podem ser muitos os motivos de impedimento para a correta eliminação do mesmo, provocando seu acúmulo, conhecido como hiperpotassemia.

2

Além disso, destaca-se que o nível de potássio é considerado muito alto quando supera 5,5 mmol/l (milimol por litro) no soro sanguíneo. Através de um exame de sangue podemos comprovar quais são os nossos níveis de potássio no sangue.

3

Uma das causas do aumento do potássio pode ser a diminuição dos glóbulos vermelhos devido à destruição da sua membrana celular, que acontece, por exemplo, nos casos de anemia hemolítica.

4

Além disso, as queimaduras e lesões graves podem fazer com que os rins não sejam capazes de eliminar a quantidade suficiente de potássio, fazendo que acumule no sangue. Em alguns casos, o aumento do nível de potássio também pode ser devido a infecções graves.

5

Por outro lado, alguns medicamentos diuréticos ou para a pressão arterial podem fazer com que o potássio suba para um nível excessivo. Por isso, se nos seus exames de sangue o potássio aparecer muito alto e você estiver tomando algum remédio deste tipo, informe seu médico.

6

As doenças dos rins também podem estar diretamente relacionadas com o aumento dos níveis de potássio no sangue, pois se os rins não podem exercer corretamente sua função de filtragem do sangue, o excesso deste mineral não pode ser eliminado. Também é necessário prestar atenção especial aos pacientes de hemodiálise.

7

A doença de Addison também pode ser uma possível causa do aumento de potássio, já que esta doença provoca que as glândulas suprarrenais dos rins não produzam hormônios suficientes. O aumento do potássio pode ser uma das evidências de que está com esta doença.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas do potássio alto, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.