Quais são as causas dos linfócitos baixos na gravidez

Quais são as causas dos linfócitos baixos na gravidez

Os linfócitos são um tipo de glóbulos brancos ou leucócitos (mais conhecidos como "defesas") cuja função é fabricar os anticorpos para poder defender nosso organismo dos vírus e células cancerígenas. Os valores de linfócitos contam-se em porcentagem relativa aos glóbulos brancos, e a faixa saudável se encontra entre 20% e 40% deles. Em umComo.com.br veremos quais são as causas dos linfócitos baixos na gravidez.

Linfócitos na gravidez

Desde o início da gravidez o sistema imunológico da mulher fica deprimido de forma natural para que ele não recuse o feto, ou para que não o detecte como um corpo estranho ao organismo que deva ser destruído, já que os antígenos procedentes do pai são diferentes dos da mãe. Dessa forma, os linfócitos, que são os encarregados de eliminar células anormais, são reduzidos pelo bem do feto.

A queda de linfócitos na gravidez acontece pelo aumento normal de hormônios segregados no corpo da mulher, como progesterona, estrogênio, corticosteroide e gonadotrofina coriônica.

  • Progesterona: Reduz a atividade linfática diminuindo a capacidade reativa da mãe perante os antígenos do feto.
  • Costicosteroides: Têm efeito imunossupressor; na verdade, é o tratamento para problemas de alergias e outras doenças auto-imunes.
  • Estrogênios: Nas doses atingidas durante a gravidez existe uma diminuição nas reações contra inflamações.
  • Gonadotrofina coriônica: Atua diretamente diminuindo um tipo de linfócitos: os linfócitos T, encarregados de coordenar a resposta imunológica celular.

Esta é uma causa natural de linfócitos baixos na gravidez.

Outras causas comuns

Como em qualquer pessoa, em uma mulher grávida também podem ser encontrados linfócitos baixos por causa de outras doenças:

  • Obesidade;
  • Alcoolismo e uso de outras drogas;
  • Má nutrição, dieta baixa em proteínas;
  • Deficiência em ferro, cobre, zinco, selênio, vitaminas A, C, E, B6, B9 (ácido fólico)
  • Patologia no timo, órgão do sistema linfático cuja função é desenvolver e amadurecer a resposta imunológica.

É importante para fortalecer as defesas, principalmente: um bom descanso noturno, alimentação equilibrada, exercício físico em função das características individuais de cada um.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas dos linfócitos baixos na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Recomendamos sempre que, caso tenha alguma dúvida, procure seu médico ou deixe seu comentário aqui.