Partilhar

Quais são as causas dos olhos secos

Por Sara Viega. Atualizado: 27 março 2018
Quais são as causas dos olhos secos

A sensação de ressecamento ocular é muito incômoda e pode derivar em outras doenças em nossa visão, de forma que é necessário visitar o oftalmologista para conhecer o melhor tratamento para o olho seco. Esta condição nos olhos pode ser provocada por diferentes fatores ou inclusive doenças, por isso, em umComo.com.br explicamos com detalhe quais são as causas dos olhos secos.

Também lhe pode interessar: Como evitar os olhos secos
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é necessário saber porque ocorre o ressecamento ocular e as consequências que dela se derivam como a coceira, vermelhidão, visão turva, etc. A verdade é que isso ocorre devido a uma incapacidade do olho para produzir lágrimas ou as necessárias para manter o olho lubrificado, bem como assegurar que se mantenha limpo de resíduos e infecções.

2

Entre as causas dos olhos secos, encontramos os fenômenos atmosféricos e ambientais que podem provocar o ressecamento do olho pontualmente. É o caso do vento, a fumaça, contaminação ambiental, baixa umidade, entre outros.

3

Dessa forma, a realização de determinadas ações podem implicar o ressecamento ocular, estaríamos falando por exemplo dos banhos em água com cloro em piscinas ou a exposição direta e prolongada aos sistemas de ar acondicionado.

4

O uso e abuso das lentes de contato também podem fazer com que nossos olhos fiquem mais secos que o normal e isso pode provocar dor e incômodo.

5

Por outro lado, quando se trata de ressecamento ocular prolongado, as causas costumam ser outros tipos de fatores ou inclusive doenças. Nestes casos, é o momento de visitar o oftalmologista ou médico especialista.

6

Desta forma, cabe destacar que a menopausa aumenta a possibilidade de sofrer de ressecamento nos olhos e são muitas as mulheres que por causa das alterações hormonais ficam afetadas pelo olho seco.

7

Também existem algumas doenças que podem causar olhos secos como é o caso da hepatite C, a infecção por HIV ou a diabetes.

Veja também: Coceira nos olho, o que pode ser?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas dos olhos secos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Perante o ressecamento ocular, consulte seu oftalmologista ou médico especialista.

Escrever comentário sobre Quais são as causas dos olhos secos

Quais são as causas dos olhos secos
Quais são as causas dos olhos secos

Voltar ao topo da página