Partilhar

Quais são as causas dos soluços

Por Sara Viega. Atualizado: 4 dezembro 2017
Quais são as causas dos soluços

De repente, e sem saber porquê, produz-se um fenômeno estranho chamado soluço, que se caracteriza por uma respiração ininterrupta e violenta, um ruído curto e dissonante e uma sensação desconfortável de um movimento abdominal involuntário. Neste artigo explicamos-lhe o que provoca os soluços.

Passos a seguir:
1

Pela sua ampla extensão, o diafragma está em contato com muitos órgãos. No tórax, com os pulmões, as pleuras, o pericárdio, o coração, etc. Na cavidade abdominal, com o fígado, o baço, o estômago, os rins, e parte do intestino, a aorta abdominal, etc.

2

A inflamação de qualquer um deles provoca a irritação do diafragma, o que se traduz numa brusca contração. No entanto, o mecanismo do seu funcionamento não se modifica, por conseguinte, acontece uma rápida corrente de ar até aos pulmões provocando o ruído característico, o hip, hip, hiiip!!

3

Depois de acontecer um soluço as vísceras abdominais são deslocadas para baixo, produzindo um movimento típico do abdômen.

4

A irritação pode ser provocada por doenças leves como a dispepsia ou grave como a pleurisia, peritonite, cirrose hepática, etc. Nos bebês é muito frequente, mas não tem nenhuma importância. Apenas se trata de uma brusca dilatação do estômago que se produz quando ele mama rapidamente, o que irrita o diafragma e o levanta acentuadamente.

5

O soluço comum vai e vem sem uma causa importante e desaparece sozinho, por outro lado, o soluço persistente, causado por doenças graves, é terrível, esgotante e deve ser tratado por um médico.

Veja também: Como parar soluço imediatamente

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas dos soluços, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Nos bebês o soluço é frequente, mas não tem nenhuma gravidade. Acontece quando o bebê mama abundantemente.

Escrever comentário sobre Quais são as causas dos soluços

1 comentário
Usuário anônimo
Por favor! Meu marido tem estes soluços abdominais. Ele fica com desgastes emocionais de tanto sobre com estas crises. Já fez tratamento com vinagre, amplictil, rivotril,etc... não conseguindo resolver. Por favor, se souber nos ajudar, nos mande uma ajuda

Quais são as causas dos soluços
Quais são as causas dos soluços

Voltar ao topo da página