Partilhar

Quais são as complicações da bulimia

Quais são as complicações da bulimia
Imagem: vitalhomeremedies.com

A bulimia é um dos transtornos alimentares mais comuns, afetando especialmente adolescentes e pré-adolescentes do sexo feminino. Esta condição, que vem acompanhada também de determinados padrões psicológicos, requer a atenção de um especialista não só para superar seus efeitos em nosso caráter e ânimo, mas também para impedir importantes danos sobre a nossa saúde. Em umComo explicamos a você quais são as complicações da bulimia.

Também lhe pode interessar: Quais são as complicações da anorexia

Um transtorno que requer atenção

Se você ou alguém próximo a você sofre de bulimia, é importante entender que a atenção de um psicólogo é necessária para garantir nossa saúde e nossa vida. O corpo requer nutrientes para estar em bom estado, e se não os recebe irá desenvolvendo diferentes condições que podem levar a sérias complicações de saúde.

Mas, além disso, é bom ter claro que todos nós merecemos ser felizes e viver tranquilos, e que enquanto este transtorno nos incomodar será impossível obter paz mental e alegria.

Complicações da bulimia a nível físico

A bulimia é uma condição que apresenta complicações tanto a nível físico como psicológico. Como nosso corpo requer nutrientes para estar saudável e efetuar de forma correta todos os processos, a ausência dos mesmos ou os déficits alimentares põem em risco a nossa saúde de forma significativa. Assim, uma pessoa bulímica enfrentará as seguintes complicações a nível físico:

  • Problemas cardíacos que podem ser irreversíveis como a arritmia, o prolapso da válvula mitral, tensão baixa. Nos piores casos podem aparecer falhas cardíacas que impliquem a morte.
  • Problemas estomacais frequentes como a constipação. Com o tempo a bulimia pode ocasionar cólon irritável, refluxo, hérnia de hiato ou pancreatite.
  • Lesões no esôfago e na garganta produto dos ácidos estomacais presentes no vômito.
  • Problemas metabólicos originados pela alteração nos níveis de ferro, potássio, cálcio, entre outros.
  • Descalcificação dos ossos que pode levar a uma osteoporose prematura.
  • Problemas nos rins.
  • Desidratação.
  • Deterioração do esmalte dental irreversível, produzida pelo constante contato com os ácidos estomacais.
  • Irregularidades no período menstrual.

Complicações da bulimia a nível psicológico

As complicações físicas podem causar danos irreversíveis para sempre, afetando de forma séria a saúde de quem sofre de bulimia. Mas os danos psicológicos desta doença são também sérios e importantes; entre os mais frequentes encontramos:

  • Baixa autoestima, rejeição ou ódio da própria figura.
  • Depressão crônica.
  • Ansiedade elevada.
  • Pouco interesse pelas relações sociais, isolamento.
  • Irritabilidade e mau humor.
  • Elevada possibilidade de autoflagelação ou de suicídio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as complicações da bulimia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Quais são as complicações da bulimia

Quais são as complicações da bulimia
Imagem: vitalhomeremedies.com
Quais são as complicações da bulimia

Voltar ao topo da página