Partilhar

Quais são as complicações da intubação gástrica

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

A intubação gástrica consiste na introdução de um tubo ou sonda pela via digestiva superior para comunicar diretamente a cavidade gástrica com o meio exterior, permitindo introduzir, substituir ou extrair o conteúdo gástrico com fins diagnósticos e/ou terapêuticos. A seguir, em umComo.com.br explicamos-lhe quais são as complicações da intubação gástrica.

Também lhe pode interessar: Contraindicações da intubação gástrica
Passos a seguir:
1

Existem contraindicações para realizar a intubação gástrica quando existe estenose esofágica devido à impossibilidade da passagem do tubo para a região gástrica.

2

Também não deve ser realizada quando a pessoa teve uma ingestão de cáusticos que possam ter danificado a mucosa esofágica.

3

Não pode ser realizada em caso de fístula esofagotraqueal ou divertículos esofágicos por grandes chances de complicações muito graves.

4

Não deve ser realizada em caso de fratura facial ou de base do crânio (sonda nasogástrica).

5

Como complicação, a mais frequente é o fracasso por náuseas ou vômitos; neste caso deve-se recomeçar.

6

Existe a possibilidade de introdução por via aérea; aqui deve ser retirada e recomeçar.

7

Outra complicação é a passagem ao pulmão de conteúdo gástrico ou de líquido de lavagem.

8

Também pode aparecer lesão nasal, com epistaxe.

9

Pode existir hemorragia ex-vacuo por esvaziamento rápido do estômago distendido.

10

Pode acontecer passagem ao duodeno. Para além disso, existe a chance de lesão gástrica.

11

Outras complicações menos frequentes são a obstrução, ou mais raro ainda, a amarração intragástrica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as complicações da intubação gástrica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Este tipo de procedimento deve ser realizado por um médico.

Escrever comentário sobre Quais são as complicações da intubação gástrica

Voltar ao topo da página