Quais são as consequências de fumar maconha

Quais são as consequências de fumar maconha

As drogas são uma realidade em nossa sociedade. O álcool, o fumo, a maconha e outras substâncias estimulantes movem-se tanto pelos círculos dos jovens como pelos círculos dos adultos. Além disso, o consumo de maconha começa cada vez mais cedo e, agora, jovens de quinze anos estão em risco de ficar viciados nesta substância nociva para a saúde.

Em umComo queremos indicar quais são as consequências de fumar maconha detalhando tanto os efeitos imediatos, como as consequências que podem ocorrer a longo prazo.

Os efeitos da maconha no cérebro

Quando uma pessoa fuma maconha está colocando THC no cérebro; esta substância age diretamente sobre nossas células cerebrais que são as responsáveis por liberar uma substância química conhecida como dopamina; este processo faz com que se tenha uma sensação de euforia.

Outra consequência de fumar maconha é a sensação de relaxamento, bem como o aumento da percepção sensorial: muitos fumadores de maconha têm uma sensação de fome quando estão sob os efeitos desta droga.

Outro dos efeitos mais habituais desta droga é o aumento do riso; o motivo desta reação é que o sangue absorve o THC da maconha e o leva até ao cérebro provocando, assim, que o cérebro libere endorfinas e dopamina, os hormônios conhecidos como "hormônios da felicidade" e são as que geramos quando fazemos exercício ou nos apaixonamos.

A maconha no corpo

Quando alguém fuma maconha, seu corpo também passa por uma série de reações físicas devido ao consumo da droga. Os brônquios relaxam-se e alargam-se, a boca seca e os vasos sanguíneos dos olhos dilatam-se, motivo pelo qual aparecem os olhos vermelhos tão característicos dos fumadores de maconha.

Outra das consequências de fumar maconha é que o ritmo cardíaco aumenta 20 ou 50 batimentos por minuto; um aumento muito perigoso pois pode provocar um infarto.

Consequências da maconha a longo prazo

Se você quer saber quais são as consequências de fumar maconha em consumidores habituais, deve prestar atenção nas condições que se podem desenvolver em seu corpo e cérebro de uma forma mais profunda e perigosa.

A maconha é a causadora da perda da capacidade de criar novas lembranças. O motivo desta condição é que o THC altera a informação que o hipocampo (a zona cerebral que se encarrega de armazenar a memória) recebe. Os fumadores habituais de maconha conseguem que o hipocampo perca sua capacidade de armazenamento habitual criando, assim, um envelhecimento prematuro desta região do cérebro.

O equilíbrio e a coordenação corporal também são afetados pelo consumo de maconha já que o THC adere-se aos receptores cerebrais que se encarregam de regular o equilíbrio, a postura, o tempo de reação e a coordenação. Esta condição faz com que para os fumadores de maconha, tarefas como dirigir ou aprender a fazer um esporte, sejam mais complicadas do que para uma pessoa que não é fumadora.

Outra das consequências de fumar maconha está relacionada com a fumaça. Da mesma forma que ocorre com o tabaco, a fumaça da maconha é uma mistura de gases tóxicos e partículas que são prejudiciais para nossos pulmões. Os problemas respiratórios derivados do tabaco também devem ser aplicados aos fumadores de maconha, já que a fumaça também é tóxica. De fato, sabe-se que a fumaça da maconha é até 70% mais prejudicial para a saúde do que a do tabaco.

Uma das consequências de fumar maconha nos homens é a diminuição do número de espermatozoides, bem como de sua mobilidade. A cannabis afeta o hipotálamo incidindo no desenvolvimento do esperma nos testículos.

As mulheres também podem chegar a ter consequências em seus órgãos reprodutivos por causa do abuso da maconha: o THC também afeta o hipotálamo feminino alterando a liberação dos hormônios e, portanto, mudando o ciclo menstrual.

Se consumir maconha em doses muito altas, as consequências podem ser bem mais graves: podem derivar em uma psicose aguda, em surtos esquizofrênicos e em alucinações.

Advertências

O consumo de maconha é ilegal na maioria dos países, entre eles, o Brasil. Sua posse e cultivo são perseguidos pela lei.

Se você é fumador habitual de maconha e quer deixá-la, recomendamos procurar um especialista para que ele elabore um plano para eliminar o vício do seu corpo.

No seguinte artigo explicamos aspectos a serem considerados antes de fumar maconha.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as consequências de fumar maconha, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.