Quais são as contraindicações da levedura de cerveja

Quais são as contraindicações da levedura de cerveja

Está pensando em começar a tomar levedura de cerveja? Se a sua resposta for afirmativa, deverá conhecer todos os benefícios deste fungo, mas também é fundamental que descubra os casos em que o seu uso não é recomendável. É que apesar de serem muitas suas propriedades favoráveis, também existem certos casos em que pode inclusive prejudicar a saúde. Por isso não deixe de ler este artigo de umComo sobre quais são as contraindicações da levedura de cerveja.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante destacar que a levedura de cerveja é um complemento vitamínico e não um alimento, e é por isso que deverá ser incorporada na vida diária junto com uma dieta equilibrada e saudável.

Deste modo, existem diferentes formas de tomar levedura de cerveja ou inclusive aplicá-la de modo externo sobre o cabelo, mas recomenda-se sempre consultar antes um médico para saber quão apropriada é em cada caso particular, principalmente se sofre de alguma doença ou problema específico.

2

É que apesar de serem muitas as propriedades benéficas da levedura de cerveja para a saúde, a verdade é que é contraindicada em alguns casos específicos ou pode gerar efeitos colaterais em algumas pessoas. Além disso, destaca-se que a porcentagem de reações alérgicas à levedura de cerveja é baixa, mas não é por isso impossível.

3

Por isso, pessoas que sofrem de problemas gastrointestinais deverão evitar o consumo de levedura de cerveja ou, pelo menos, seguir as recomendações do gastroenterologista. Isto inclui condições como:

  • Doença de Crohn
  • Gastrite
  • Colite ulcerosa
  • Úlceras gástricas ou intestinais
  • Síndrome do intestino irritável ou cólon irritável

É que tomar levedura de cerveja pode aumentar os sintomas das doenças do sistema gástrico e intestinal e, portanto, ser prejudicial.

4

Por outro lado, entre as contraindicações da levedura de cerveja também encontramos que é pouco apropriada para quem sofre de hiperuricemia, isto é, níveis altos de ácido úrico ou ataques de gota. Este fato é devido ao seu conteúdo considerável de purinas, que causam a acumulação do ácido úrico nas articulações. Por este mesmo motivo, também não é recomendável para pessoas que sofrem de outros problemas articulares ou reumáticos.

5

Os diabéticos devem prestar atenção especial, principalmente no caso de tomar remédio para a diabetes, porque a levedura de cerveja pode alterar os níveis de glicose no sangue.

6

Além disso, a levedura de cerveja é um fungo e é por isso que quem tiver uma infecção por fungos ou leveduras - como a candidíase - deve limitar ou evitar o consumo deste suplemento vitamínico. Os sintomas poderiam se agravar ou os tratamentos farmacológicos contra a infecção podem inclusive perder o seu efeito.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as contraindicações da levedura de cerveja, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.