Quais são as contraindicações da maca peruana

Quais são as contraindicações da maca peruana

A maca andina ou peruana é uma raiz que nasce nos Andes do Peru e Bolívia e que, tradicionalmente, tem sido muito utilizada para tratar diversas condições que comprometem a boa saúde do organismo humano devido às múltiplas propriedades benéficas que contém. Sobretudo, tem sido muito apreciada por ser um remédio natural eficaz contra a impotência e para aumentar a libido tanto masculina como feminina. No entanto, como qualquer outro suplemento nutricional, o seu consumo pode implicar em alguns efeitos colaterais em determinados casos. Para que possa ingerir este alimento com total segurança, convidamos você a continuar lendo este artigo de umComo no qual detalhamos as possíveis contraindicações da maca peruana.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, deve saber que a maca peruana é um alimento muito utilizado em países como o Peru e que não se determinaram contraindicações graves se consumida nas doses recomendadas. Ainda que possa ser utilizada como ingrediente para adicionar em sopas, caldos e refogados, também é possível tomar cápsulas de extrato de maca peruana, e neste caso, não é aconselhável ingerir mais de três cápsulas diárias, as quais devem ser tomadas com as principais refeições. Agora, há certos casos nos quais a maca está contraindicada e outros nos quais um consumo excessivo ou inadequado pode provocar efeitos colaterais.

2

Uma das principais propriedades da maca é que contribui com energia para o organismo, por isso um consumo excessivo da mesma poderia trazer problemas de insônia e dificuldade para descansar bem durante a noite. Para evitar esta contraindicação da maca peruana, é aconselhável não a ingerir à noite ou antes de ir dormir, assim seu sono habitual não ficará afetado. Do mesmo modo, pacientes que estejam tomando algum tipo de medicação para favorecer a conciliação do sono, não deveriam usar a maca.

3

A raiz da maca é muito rica em fibra, por isso exerce alguns efeitos sobre o sistema digestivo. Em algumas pessoas, o consumo da maca produz, no início, sintomas como inflamação abdominal ou gases. E, quando se toma em quantidades excessivas, é possível que o usuário tenha diarreia pois se produz uma aceleração do ritmo normal da digestão.

4

Assinalou-se que a maca peruana atua também no sistema endócrino tendo efeitos sobre a glândula tiroide, já que devido à sua concentração elevada de glicosinolatos, em alguns casos poderia inibir o funcionamento normal da tireoide e desencadear uma possível ampliação desta. Por isso, se sofre de problemas de tireoide não é conveniente que comece a consumir maca peruana sem ter consultado previamente o seu médico.

5

O consumo de maca não é aconselhável também por aqueles pacientes que estão recebendo um tratamento anticoagulante, pois poderia aumentar o risco de sofrer sangramento ou hemorragias.

6

Por último, entre as contraindicações da maca encontramos que seu consumo não é recomendável em mulheres grávidas ou que se encontram em período de amamentação. Esta raiz contém componentes como os alcaloides que podem ser transportados pelo fluxo sanguíneo e chegar até ao feto ou o lactante, e podem afetá-lo de forma negativa. Por isso, o melhor é ser precavida e não decidir começar o seu consumo sem a supervisão de um médico.

7

Caso queira saber de que forma pode incorporar a maca em sua dieta para conseguir perder peso e reduzir medidas, convidamos você a ler o nosso artigo sobre Como tomar maca para emagrecer. É claro, lembre-se que para evitar possíveis efeitos colaterais é fundamental antes consultar o seu médico ou nutricionista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as contraindicações da maca peruana, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.