Quais são as contraindicações do alho

Quais são as contraindicações do alho

Além de se usar na cozinha, o alho é um elemento natural com múltiplos benefícios que podem ser muito apropriados para diferentes doenças. No entanto, é imprescindível ter em conta os efeitos colaterais deste alimento e quando deve evitar seu consumo. Por isso, em umComo queremos explicar a você em detalhes quais são as contraindicações do alho.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, destaca-se que as contraindicações do alho se aplicam especialmente no caso das pessoas que utilizam este alimento de forma recorrente como remédio natural para determinadas doenças, e sobretudo, àqueles que tomam alho em suas formas medicinais como as cápsulas de alho e demais preparações. Por outro lado, o consumo de alho como tempero alimentar ou consumido de forma esporádica não estará tão diretamente relacionado com isso.

2

O alho é um alimento que pode ser difícil de digerir e é por isso que as pessoas com o estômago delicado ou propensas ao refluxo, a acidez e demais condições gástricas, deverão moderar ou inclusive cessar o consumo de alho para evitar irritar as mucosas. Assim, caso sofra de algum problema gastrointestinal, deverá consultar antes o seu médico a respeito da conveniência de recorrer ao alho como tempero ou remédio natural.

3

Além disso, aqueles que tenham problemas de coagulação sanguínea ou sangramento deverão evitar comer alho ou usar em qualquer tipo de preparação. É que este alimento conta com um notável poder anticoagulante natural que será contraproducente nestes casos e inclusive perigoso para a saúde.

Pelo mesmo motivo, o alho também não será apropriado para pessoas que passaram por intervenção cirúrgica ou aqueles que vão ser operados, já que poderia dificultar a cicatrização.

4

As pessoas diabéticas e, em especial as que tomam remédios como tratamento da diabetes, deverão ter muita precaução com o alho, já que possui efeitos hipoglicemiantes, ou seja, capaz de reduzir os níveis da glicose. Assim, o alho ou os preparados à base deste produto natural podem fazer descer a glicose no sangue e causar problemas.

5

Por seu alto conteúdo em iodo, também deverão reduzir o consumo ou parar de consumir alho as pessoas com hipertireoidismo. É que os alimentos com este mineral estimularão a secreção de tiroxina, o hormônio que a glândula tireoide produz em excesso nas pessoas com esta doença.

6

A respeito do alho durante a gravidez e a amamentação, poderá consumir em quantidades moderadas ainda que não se recomenda o tratamento com preparações como as cápsulas de alho e outras formas medicinais. No entanto, em qualquer caso, deverá consultar sempre o ginecologista ou médico para evitar complicações.

7

Do mesmo modo, o alho pode interferir em determinados tratamentos farmacológicos, por isso não será apropriado em pessoas que estão tomando medicamentos:

  • Anticoagulantes.
  • Para condições cardíacas.
  • Anticoncepcionais.
  • Para a diabetes.

Além disso, as pessoas que estejam sob outros tratamentos médicos, também deverão consultar seu médico para conhecer as possíveis contraindicações do alho em seu caso em particular.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as contraindicações do alho, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.