Quais são as contraindicações do chá preto

Quais são as contraindicações do chá preto

Um dos chás que mais se ingere no mundo é o chá preto, graças às inúmeras propriedades entre as quais se destacam o seu efeito antioxidante e a sua capacidade para reduzir os níveis de colesterol no sangue. No entanto, não devemos esquecer que se trata de uma variedade que contém uma grande quantidade de teína, por isso é um dos mais estimulantes do mercado.

Este é um dos motivos pelos quais deve ser precavido na hora de ingerir este tipo de chás em sua rotina, mas também existem outros aspectos que devemos conhecer. Neste artigo de umComo vamos contar quais são as contraindicações do chá preto para que as conheça e, assim, controle a sua ingestão deste produto.

Passos a seguir:
1

O chá preto é uma das variedades mais nutritivas do chá já que é uma grande fonte de minerais, como o cálcio, o potássio, o fósforo, entre outros e, além de tudo isso, também é rico em antioxidantes como os flavonoides que nos ajudam a ter o organismo em perfeito estado e longe do ataque de radicais livres. Além disso, outro benefício do chá preto é que tem alguns efeitos positivos para a saúde, porque ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e a reduzir o colesterol ruim do sangue.

No entanto, como já dissemos, é um tipo de chá muito rico em teína, uma substância comparável com a cafeína e que tem a capacidade de estimular o organismo. Precisamente por isso pode ser contraindicado para algumas pessoas e, principalmente, nunca devemos exagerar em seu consumo pois isso poderia ser prejudicial para a saúde.

2

O chá preto tem um efeito adstringente, algo que pode produzir problemas de saúde gastrointestinal. Isso ocorre porque este tipo de bebida tem taninos, que são os responsáveis por causar este efeito no organismo, de modo que não é recomendável para pacientes com problemas de cólon irritável, prisão de ventre, etc.

Na verdade, os taninos do chá preto podem causar prisão de ventre, por isso é provável que, se quiser tomar este chá de forma frequente, que possa sentir dificuldades para ir ao banheiro. O motivo disso é que os taninos fazem com que o intestino se desidrate e resseque devido ao efeito adstringente, portanto se tiver algum destes problemas, o melhor é que limite o seu consumo.

3

Os taninos também são responsáveis de que minerais como o ferro não sejam absorvidos corretamente pelo organismo, portanto, é melhor que as pessoas propensas à anemia não tomem chá preto pois isso poderia ser prejudicial para a sua condição. Se não quiser deixar de tomar este chá, em umComo recomendamos que o tome pelo menos 1 hora antes de comer, assim reduzirá o efeito dos taninos e o ferro será melhor absorvido.

4

Já dissemos que esta variedade é uma das que mais proteína contêm e, por isso, produz um maior efeito excitante que pode provocar nervosismo, estresse e/ou taquicardias. O chá contém alcaloides que podem alterar o sistema nervoso e prejudicar a saúde da pessoa, alguns dos efeitos secundários disso podem ser:

  • Dores de cabeça.
  • Insônia ou problemas para dormir.
  • Irritabilidade.
  • Aceleração do rimo cardíaco ou taquicardias.
  • Tremores.
  • Tonturas.
  • Convulsões.

Isso ocorre porque, ao alterar os nervos, o coração não bombeia corretamente e, portanto, o oxigênio e os nutrientes que correm pelo sangue e que são transportados por todo o organismo não se repartem corretamente e começam a aparecer os sintomas. Como consequência disso, as pessoas hipertensivas não deve tomar chá preto pois poderia piorar a sua situação.

5

Já dissemos que os taninos prejudicam a absorção de minerais como o ferro, mas também afeta outros minerais como o sódio e o potássio. Isso porque o chá preto em excesso pode produzir um efeito desmineralizante que pode originar cãibras e transtornos relacionados.

Este problema também tem relação com o efeito diurético desta bebida, já que provoca a perda de eletrolitos pela urina que, se não forem recuperados com a dieta, pode fazer com que estes sintomas apareçam.

6

Outra contraindicação do chá preto é que é um produto muito diurético, o que pode aumentar ainda mais o efeito desmineralizante que acabamos de comentar. Na verdade, se exagerar no consumo (mais de 3 xícaras por dia) é provável que o organismo perca, de forma excessiva, esses minerais que são tão necessários para o correto funcionamento do nosso corpo.

7

Em suma, o chá preto não é recomendável para:

  • Pessoas com problemas de pressão arterial ou que sofram de hipertensão;
  • Mulheres grávidas ou em período de amamentação, pois seu alto conteúdo de proteína estimula demais o organismo e pode afetar a gravidez e o embrião;
  • Pessoas com anemia;
  • Pacientes com problemas gastrointestinais ou com prisão de ventre.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as contraindicações do chá preto, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.