Quais são as contraindicações do gengibre

Quais são as contraindicações do gengibre

Tomar gengibre em qualquer uma de suas formas pode ser bom para melhorar determinadas condições ou pode servir como complemento de uma dieta equilibrada, graças às suas múltiplas propriedades benéficas para a saúde. No entanto, também existem alguns casos em que o consumo desta raiz é contraindicado para prevenir seus efeitos colaterais. É por isso que em umComo queremos explicar a você, com detalhes, quais são as contraindicações do gengibre.

Passos a seguir:
1

Ainda que possa parecer contraditório pelas propriedades benéficas do gengibre para determinados problemas gástricos, vale destacar que esta raiz não deve ser consumida em caso de ter certas doenças ativas como por exemplo:

  • Úlceras gástricas
  • Gastrite
  • Doença de Crohn
  • Cólon irritável
  • Colite

Este alimento poderia irritar as mucosas e ser prejudicial para a pessoa afetada. Deste modo, consulte seu gastroenterologista ou médico especialista antes de se tratar naturalmente com gengibre.

2

Da mesma forma, quem sofre de cálculos biliares ou colelitíase - que é o nome médico da formação deste tipo de cálculos -, assim como pessoas com antecedentes familiares com esta condição, também não devem consumir gengibre.

3

Por outro lado, em caso de hipertensão ou níveis de tensão arterial elevados não é recomendável tomar gengibre, já que alguns dos componentes desta raiz podem aumentar os valores arteriais e serem prejudiciais ou inclusive perigosos. Evidentemente, as pessoas que estão recebendo tratamento farmacêutico para evitar a pressão alta também não devem consumir este produto natural. Saiba mais no artigo "Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?"

4

O gengibre pode interferir também sobre outros medicamentos e é por isso que devem abrir mão dele pessoas que estão sendo tratadas com remédios para:

  • A circulação sanguínea;
  • A diabetes;
  • Anticoagulantes;
  • Consultar outros tratamentos com o médico.
5

Quanto ao gengibre durante a gravidez e a lactância, é possível que este tubérculo interfira em processos hormonais e é por isso que se recomenda evitar seu consumo ou, em último caso, pedir conselho ao ginecologista ou médico sobre a conveniência de incorporá-lo à alimentação da mulher grávida em questão. Do mesmo modo, não foi demonstrada a segurança total de tomar gengibre enquanto está amamentando, por isso é melhor evitá-lo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as contraindicações do gengibre, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.