Artrite

Quais são as doenças das articulações

Quais são as doenças das articulações

Apesar da artrite reumatoide ser a doença mais comum das articulações, existem outras doenças artríticas que podem afetar o sistema ósseo. Este tipo de patologias são mais comuns em pessoas mais velhas, devido ao desgaste dos ossos e articulações, mas também podem aparecer em pessoas mais jovens. Para que saiba mais sobre o assunto, neste artigo de umComo explicamos a você quais são as doenças das articulações.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da artrite reumatoide

Índice

  1. Osteoartrite
  2. Inflamação da membrana sinovial
  3. Inflamação de tendões e ligamentos
  4. Formação cristalina na articulação
  5. Infecção

Osteoartrite

A osteoartrite é uma doença degenerativa que consiste no desgaste da cartilagem protetora das pontas dos ossos, provocando um atrito entre eles. Desta forma, produz-se rigidez, dor e dificuldade para mexer a articulação.

Inflamação da membrana sinovial

Neste tipo de artrite produz-se uma inflamação da membrana sinovial, que está por fora em cada articulação e produz a lubrificação das articulações. Sendo assim, faz com que toda a articulação inflame, adotando uma cor vermelha e com muito calor; se a inflamação progride sem ser controlada, pode causar uma séria destruição da articulação. Você pode ler mais sobre qual é a diferença entre artrite e artrose.

Inflamação de tendões e ligamentos

Nesse caso, a inflamação não está nem dentro nem ao redor da membrana sinovial da articulação, mas fora, onde o ligamento e os tendões entram no osso. É o terceiro tipo de artrite mais comum e pode afetar 1 em 200 pessoas. Dos problemas causados por este grupo, talvez o mais conhecido seja a espondilite anquilosante. Também existem outros problemas, como o cotovelo de tenista ou problemas no joelho.

Formação cristalina na articulação

A gota é a melhor representação deste tipo de doenças nas articulações, onde se formam cristais de ácido úrico nos espaços existentes entre as pequenas articulações do corpo, normalmente no dedão do pé, levando a uma articulação muito inchada e dolorida.

Infecção

Às vezes existem casos conhecidos como artrite reativa, isto é, encontram-se vírus ou bactérias dentro da articulação que desencadeiam a inflamação, a dor e o inchaço.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as doenças das articulações, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Visite seu médico para que examine você e faça o diagnóstico adequado.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Gilvanere da silva
quero saber qual cuidado para dor nos cotovelos e astrose nos joelho
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gilvanere! Mas você sabe qual é a causa da dor no cotovelo? Para aliviar a dor de artrose no joelho, confira essas dicas: http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-aliviar-dor-de-artrose-no-joelho-19147.html
A sua avaliação:
delvair mallman
isso nao e nd aver
Quais são as doenças das articulações