Partilhar

Quais são as doenças mais frequentes nos homens

Quando se trata da saúde o gênero pode determinar o quão propenso se é a sofrer de uma doença. Da mesma forma que existem muitas doenças que são mais comuns nas mulheres do que non homens, como a esclerose múltipla e o lúpus, também existem outras patologias que têm a propriedade de afetar prioritariamente o gênero masculino. Neste artigo de umComo.com.br você poderá conhecer quais são as doenças mais frequentes nos homens e seus sintomas.

Também lhe pode interessar: As melhores vitaminas para os homens

Andropausa

A andropausa é, para o homem, o mesmo que a menopausa é para mulher, ainda que não seja propriamente uma doença, mas sim uma condição própria deste gênero. A andropausa ocorre quando o homem de idade avançada começa a ter níveis baixos do hormônio testosterona, o que pode provocar mudanças no seu estado de humor como fadiga, depressão, perda de energia, diminuição do impulso sexual e, o mais importante, cardiopatias.

Quais são as doenças mais frequentes nos homens - Andropausa

Diabetes tipo II

A diabetes tipo II é uma das doenças mais frequentes nos homens com mais de 40 anos. No geral, ocorre devido ao fator hereditário, maus hábitos alimentares e vida sedentária, fazendo com que o corpo desperdice ou não utilize corretamente a produção de insulina decorrente do trabalho do pâncreas, o que gera níveis alterados de glicemia, colesterol e triglicérides no sangue.

A diabetes tipo II é uma doença degenerativa que, se não for tratada e controlada, pode provocar danos irreversíveis em outros órgãos como perda da visão, pé diabético, doenças cardiovasculares, derrames cerebrais e doenças renais.

Tonturas, dor de cabeça, perda involuntária de peso, visão turva, sede e vontade constante de urinar são alguns dos sintomas.

Quais são as doenças mais frequentes nos homens - Diabetes tipo II

Câncer de próstata

A próstata é uma glândula localizada embaixo da bexiga masculina que se encarrega de produzir o líquido do sêmen. A mutação de células malignas nesta região do corpo é mais comum nos homens de idade avançada, por isso recomenda-se começar a revisão da próstata aos 40 anos e uma vez por ano para prevenir o câncer de próstata.

Alguns dos sintomas do câncer de próstata são problemas de micção, dor ao urinar, perda de urina, problemas para controlar a micção, dor na parte baixa das costas e dor ao ejacular. O toque retal é o exame mais comum para identificar nódulos ou massas na próstata.

Quais são as doenças mais frequentes nos homens - Câncer de próstata

Câncer de pulmão

Nos Estados Unidos o câncer de pulmão é uma das principais causas de morte masculina. Quanto mais cigarros se fumar em um dia e quanto mais jovem se tiver adotado o hábito de fumar mais provável será sofrer de câncer de pulmão.

Entre os sintomas do câncer de pulmão destacam-se a dor torácica, tosse que não para, tosse com sangue, pneumonias, bronquite, rouquidão, assobios ao respirar, perda de apetite, perda de peso. Existem diferentes tipos de câncer de pulmão e cada um trata-se e comporta-se de forma diferente.

Quais são as doenças mais frequentes nos homens - Câncer de pulmão

Pressão arterial alta ou hipertensão

Conhece-se como pressão arterial a força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. No geral a pressão é mais alta quando o coração bombeia o sangue, no entanto, um nível elevado de pressão neste momento pode determinar que a pessoa sofra de hipertensão, uma das doenças mais frequentes nos homens.

A hipertensão arterial é uma condição que quase não apresenta sintomas, o que a torna uma doença muito perigosa, porque quando a pressão está muito alta e não é controlada a pessoa pode sofrer derrame cerebral, infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca ou renal. O controle desta patologia com medicamentos e uma alimentação saudável com baixo teor de sal é imprescindível.

Quais são as doenças mais frequentes nos homens - Pressão arterial alta ou hipertensão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as doenças mais frequentes nos homens, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quais são as doenças mais frequentes nos homens

1 de 6

Voltar ao topo da página