Quais são as doenças transmitidas pela água

Quais são as doenças transmitidas pela água
Imagem: eldescamisado.org

Existem algumas doenças que podem ser transmitidas ao ser humano através da água. Isto acontece, devido à contaminação de reservatórios de água doce por fezes humanas ou de animais. Os micro-organismos presentes nestes reservatórios podem ser transmitidos ao ser humano através da ingestão da água, do contato da pele durante o banho, na preparação de refeições ou através do consumo de alimentos lavados previamente com água contaminada. A contaminação das águas ocorre normalmente devido ao despejo de esgoto não tratado, mas também pode acontecer devido à falta de tratamento de água ou fezes humanas ou de animais. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba quais são as doenças transmitidas pela água.

Passos a seguir:
1

Diarreia infecciosa. A diarreia infecciosa pode ser causada devido à ingestão de água ou alimentos contaminados. Você pode estar com diarreia, se for várias vezes ao dia ao banheiro e as fezes saírem líquidas e bastante moles. Este tipo de situação quase sempre passa sozinha, no entanto devemos repor os líquidos no nosso corpo, de modo a evitar a desidratação. Em umComo damos-lhe alguns conselhos para tratar a diarreia e que alimentos deve comer em caso de diarreia.

Imagem: azetasetelagoana.com.br
2

Hepatite A. A hepatite A é uma inflamação do fígado que pode ser transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados, em zonas onde não haja tratamento de água ou em situações em que pessoas infetadas tenham preparado os alimentos depois de ir ao banheiro e não tenham lavado as mãos. Esta doença tem como sintomas diarreia, perda de apetite, náuseas, vômitos, dor muscular, febre e dor de cabeça. Em caso de hepatite, saiba qual o tratamento a seguir.

3

Cólera. A cólera é uma infeção causada por uma bactéria denominada de vibrio cholerae. Esta doença também pode ser adquirida através da ingestão de água e alimentos contaminados, instalando-se assim a bactéria no nosso intestino. Depois de instalada no intestino, a bactéria produz uma substância tóxica que altera o funcionamento normal das células do intestino, dando lugar a diarreias e vômitos.

4

Leptospirose. A leptospirose é uma doença bacteriana que tanto pode afetar humanos e animais. Esta doença é transmitida principalmente através do contato da pele com água contaminada pela urina de animais, em especial de ratos. É uma doença muito comum principalmente após as enchentes, em que as pessoas andam pelas águas contaminadas sem qualquer tipo de proteção. Os sintomas da leptospirose incluem febre, dor muscular, vômitos, dor de cabeça e calafrios.

5

Esquistossomose. Esta infeção causada pelo parasita Schistosoma é também conhecida como doença do caramujo ou barriga de água. A transmissão pode ocorrer através da ingestão de água contaminada ou através do contato com a pele, em águas contaminadas pelo parasita. Este parasita fica alojado nas veias do intestino e pode provocar diarreia, dores de barriga, perda de peso e aumento do volume da barriga.

Imagem: maisgloria.com.br
6

Otite externa. A otite pode ser causada por fungos, bactérias e águas que estejam contaminadas. No entanto, a otite pode ocorrer mesmo que se frequente piscinas com um tratamento adequado da água. Isto acontece porque o excesso de umidade no ouvido leva à maceração da pele e à quebra da barreira de cerume, favorecendo assim o crescimento de bactérias.

Imagem: ciamaterna.com.br
7

Para mais informações, confira o artigo sobre as consequências de ingerir água e alimentos estragados.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as doenças transmitidas pela água, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.