Partilhar

Quais são as frutas com mais fibra

Quais são as frutas com mais fibra

Os alimentos ricos em fibra são imprescindíveis para ter uma boa saúde digestiva e intestinal. Seu consumo favorece o trânsito intestinal, melhora a digestão, previne a formação de gases e tudo isso evita sofrer de condições muito incômodas, como a prisão de ventre. Mas a fibra é benéfica também para o sistema cardiovascular e para controlar nosso peso, pois é uma boa ajuda para reduzir a quantidade de comida que costumamos ingerir. É por tudo isso que convém saber identificar aqueles alimentos que contêm este nutriente, e neste artigo de umComo.com.br, concretamente, mostraremos quais são as frutas com mais fibra. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Quais são as frutas com mais água
Passos a seguir:
1

Consumir fibra diariamente é algo essencial para favorecer a saúde, pois este nutriente conta com uma série de propriedades que são imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo. Ele é excelente para melhorar o trânsito intestinal permitindo combater condições como a prisão de ventre, favorecer a hidratação do corpo, bem como a queima de gorduras e a expulsão de substâncias tóxicas. Além disso, o consumo de alimentos ricos em fibra é muito recomendável para aqueles que fazem dieta de emagrecimento, pois ajudam a manter a sensação de saciedade de forma mais prolongada.

É importante saber que a quantidade de fibra diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) situa-se entre 25 e 30 gramas, de modo que seria conveniente esforçar-se e rever sua dieta para chegar aos valores aconselhados.

Quais são as frutas com mais fibra - Passo 1
2

No grupo alimentar das frutas, encontramos excelentes aliados para aumentar a ingestão de fibra em nossa dieta diária. E um dos mais destacados é a ameixa, oferecendo até 9 gramas de fibra em cada 100 gramas, fazendo com que seja uma excelente fruta para regularizar o trânsito intestinal e, especialmente, em caso de prisão de ventre. Isto acontece porque contém um tipo de açúcar chamado sorbitol que age no organismo com efeito laxante favorável para facilitar a evacuação das fezes.

3

Os mirtilos são outras das frutas com mais fibra que podemos comer. Estas pequenas bagas de cor azulada são benéficas para combater a prisão de ventre, mas também são perfeitas para aquelas pessoas que estão procurando perder alguns quilos, pois apresentam baixo valor calórico. Além disso, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e o câncer graças a seu elevado teor de antioxidantes. Se quiser consumi-los em um delicioso milk shake, consulte nosso artigo em que explicamos Como fazer milk shake de mirtilo.

4

Um dos remédios mais populares e eficazes para prisão de ventre é comer um kiwi em jejum ou combinado com iogurte no café da manhã. Isto porque é uma fruta muito rica em fibra solúvel, que também é ideal para melhorar o processo digestivo evitando, entre outras coisas, condições como indigestão e flatulência. Conta, além do mais, com uma boa dose de vitamina E e ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, que unido a seu teor de fibra, fazem com que seu consumo seja recomendável para pacientes com colesterol alto.

5

O abacate, uma deliciosa fruta tropical, também não pode faltar na lista de frutas com mais fibra. Sua considerável quantidade deste nutriente é excelente para controlar os níveis de glicose no sangue, evitar a prisão de ventre e reduzir o apetite dando uma maior sensação de saciedade. Em geral, é uma fruta muito saudável sobretudo para o sistema cardiovascular, pois é rica em proteínas e ácidos graxos essenciais.

6

Tanto as maçãs como as peras contam com componentes chamados pectinas que atuam como uma fibra solúvel e que são bons para reduzir altos níveis de colesterol no sangue e favorecer sua expulsão. Além disso, são de grande ajuda para prevenir infecções intestinais e absorver as toxinas que podem afetar a boa saúde dos intestinos e do organismo. Não hesite em comer uma maçã ou uma pera por dia, pois algo tão simples como isto lhe permitirá ter um coração mais saudável e evitar a retenção de líquidos.

7

Além das anteriores, há outras frutas que também são muito valorizadas por seu teor em fibra como, por exemplo, nêsperas, framboesas, morangos, amoras, laranjas, limões, grapefruit e nectarinas.

Informamos a quantidade diária de fibra recomendada e os benefícios que este nutriente proporciona ao seu organismo, mas você também deve observar que seu consumo em grandes quantidades pode provocar efeitos adversos e ocasionar gases intestinais, flatulência e distensão abdominal. Por isso é importante manter sua ingestão dentro dos valores aconselhados pelos especialistas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as frutas com mais fibra, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são as frutas com mais fibra

Quais são as frutas com mais fibra
1 de 7
Quais são as frutas com mais fibra

Voltar ao topo da página