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Quais são as frutas com mais fibra

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são as frutas com mais fibra

Os alimentos ricos em fibra são imprescindíveis para ter uma boa saúde digestiva e intestinal. Seu consumo favorece o trânsito intestinal, melhora a digestão, previne a formação de gases e tudo isso evita sofrer de condições muito incômodas, como a prisão de ventre. Mas a fibra é benéfica também para o sistema cardiovascular e para controlar nosso peso, pois é uma boa ajuda para reduzir a quantidade de comida que costumamos ingerir. É por tudo isso que convém saber identificar aqueles alimentos que contêm este nutriente, e neste artigo de umComo.com.br, concretamente, mostraremos quais são as frutas com mais fibra. Tome nota!

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Passos a seguir:
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Consumir fibra diariamente é algo essencial para favorecer a saúde, pois este nutriente conta com uma série de propriedades que são imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo. Ele é excelente para melhorar o trânsito intestinal permitindo combater condições como a prisão de ventre, favorecer a hidratação do corpo, bem como a queima de gorduras e a expulsão de substâncias tóxicas. Além disso, o consumo de alimentos ricos em fibra é muito recomendável para aqueles que fazem dieta de emagrecimento, pois ajudam a manter a sensação de saciedade de forma mais prolongada.

É importante saber que a quantidade de fibra diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) situa-se entre 25 e 30 gramas, de modo que seria conveniente esforçar-se e rever sua dieta para chegar aos valores aconselhados.

Quais são as frutas com mais fibra - Passo 1
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No grupo alimentar das frutas, encontramos excelentes aliados para aumentar a ingestão de fibra em nossa dieta diária. E um dos mais destacados é a ameixa, oferecendo até 9 gramas de fibra em cada 100 gramas, fazendo com que seja uma excelente fruta para regularizar o trânsito intestinal e, especialmente, em caso de prisão de ventre. Isto acontece porque contém um tipo de açúcar chamado sorbitol que age no organismo com efeito laxante favorável para facilitar a evacuação das fezes.

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Os mirtilos são outras das frutas com mais fibra que podemos comer. Estas pequenas bagas de cor azulada são benéficas para combater a prisão de ventre, mas também são perfeitas para aquelas pessoas que estão procurando perder alguns quilos, pois apresentam baixo valor calórico. Além disso, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e o câncer graças a seu elevado teor de antioxidantes. Se quiser consumi-los em um delicioso milk shake, consulte nosso artigo em que explicamos Como fazer milk shake de mirtilo.

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Um dos remédios mais populares e eficazes para prisão de ventre é comer um kiwi em jejum ou combinado com iogurte no café da manhã. Isto porque é uma fruta muito rica em fibra solúvel, que também é ideal para melhorar o processo digestivo evitando, entre outras coisas, condições como indigestão e flatulência. Conta, além do mais, com uma boa dose de vitamina E e ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, que unido a seu teor de fibra, fazem com que seu consumo seja recomendável para pacientes com colesterol alto.

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O abacate, uma deliciosa fruta tropical, também não pode faltar na lista de frutas com mais fibra. Sua considerável quantidade deste nutriente é excelente para controlar os níveis de glicose no sangue, evitar a prisão de ventre e reduzir o apetite dando uma maior sensação de saciedade. Em geral, é uma fruta muito saudável sobretudo para o sistema cardiovascular, pois é rica em proteínas e ácidos graxos essenciais.

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Tanto as maçãs como as peras contam com componentes chamados pectinas que atuam como uma fibra solúvel e que são bons para reduzir altos níveis de colesterol no sangue e favorecer sua expulsão. Além disso, são de grande ajuda para prevenir infecções intestinais e absorver as toxinas que podem afetar a boa saúde dos intestinos e do organismo. Não hesite em comer uma maçã ou uma pera por dia, pois algo tão simples como isto lhe permitirá ter um coração mais saudável e evitar a retenção de líquidos.

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Além das anteriores, há outras frutas que também são muito valorizadas por seu teor em fibra como, por exemplo, nêsperas, framboesas, morangos, amoras, laranjas, limões, grapefruit e nectarinas.

Informamos a quantidade diária de fibra recomendada e os benefícios que este nutriente proporciona ao seu organismo, mas você também deve observar que seu consumo em grandes quantidades pode provocar efeitos adversos e ocasionar gases intestinais, flatulência e distensão abdominal. Por isso é importante manter sua ingestão dentro dos valores aconselhados pelos especialistas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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