Quais são as frutas de inverno

Quais são as frutas de inverno

Em cada estação do ano encontramos frutas da época, ou seja, aquelas que se apanham durante esses meses. Recomenda-se consumir estas frutas em vez de outras porque estão no seu máximo esplendor e garantem-nos assim todas as suas propriedades e benefícios. Embora, muitos acreditem que no verão é quando as árvores oferecem mais frutos, durante o inverno também podemos encontrar uma grande quantidade de fruta. Abundam especialmente os cítricos que se destacam pelo seu teor vitamínico, especialmente de vitamina C, bastante necessária para combater o frio de inverno. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe quais são as frutas de inverno.

Passos a seguir:
1

Laranja. Esta é uma das frutas que maior quantidade de vitamina C tem, indispensável para o nosso organismo e que nos ajuda a aumentar as defesas, tão necessárias nos meses de frio. Além de comer laranjas diretamente ou em sumo, pode optar também por fazer marmelada ou até geleia de laranja.

2

Limão. Outros dos cítricos que abundam no inverno é o limão, característico pelo seu sabor ácido e por sua vez refrescante. Os limões também têm vitamina C, assim como muitas outras vitaminas e minerais. Embora não seja uma fruta para comer na sua forma natural, pode usá-la numa infinidade de pratos e sobremesas, como o creme de sorvete de limão ou a tarte gelada de limão.

3

Mandarinas ou clementinas. Continuando com as frutas cítricas, encontramos as mandarinas (também conhecidas como clementinas) que não devemos confundir com as laranjas. Estas frutas também protegem principalmente contra os resfriados, devido à sua quantidade de vitamina C. Veja também mais benefícios das mandarinas.

4

Kiwi. Os kiwis contêm muita fibra, assim como também têm um grande teor de vitaminas, especialmente C e E. Têm propriedades diuréticas, entre muitos dos seus benefícios para a saúde. Pode comê-lo ao café da manhã, ao lanche, como sobremesa ou até incorporá-lo nos seus pratos, numa salada por exemplo.

5

Maçã. Esta fruta, embora se possa encontrar quase todo o ano, é própria da época de inverno. As maçãs são ricas em fósforo, fibra, potássio, ferro e vitamina C. Também ajudam a ter os dentes saudáveis. Uma grande ideia é fazer maçã assada no forno, uma ótima sobremesa para os dias de frio.

6

Pera. Como no caso das maçãs, as peras são uma fruta que podemos consumir na maior parte do ano, mas o seu momento de maior consumo é no inverno. São ricas em fibra e muitas vitaminas, assim como ácido fólico, taninos e ácido cafeico. Confira o nosso artigo sobre quais são os benefícios das peras.

7

Abacaxi. O abacaxi é uma fruta de origem tropical conhecida também como ananás, que podemos consumir durante o inverno do hemisfério norte. Tem muito poucas calorias, muita água, e também é rico em vitaminas e fibra. É um ingrediente utilizado em vários pratos, como sobremesas, coquetéis, sorvetes e batidos. Veja quais são os benefícios do abacaxi.

8

Graviola. Estas frutas contêm cerca de 75% de água, assim como um alto conteúdo em fibra, vitamina C e hidratos de carbono (glicose e frutose), pelo que contém muitas calorias devido ao açúcar que leva. Por sua vez, também possuem propriedades diuréticas, mas veja detalhadamente o nosso artigo sobre os benefícios da graviola.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as frutas de inverno, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Aproveite as frutas da época, são mais ricas e poderá encontrá-las a melhor preço.