Quais são as infusões para limpar o fígado

Quais são as infusões para limpar o fígado
Imagem: mejorconsalud.com

O fígado cumpre uma função importantíssima em nosso corpo: eliminar as toxinas acumuladas e garantir a limpeza e saúde de nossos organismo. Mas às vezes uma dieta pouco adequada, uma vida sedentária, a ingestão de muitos medicamentos ou hábitos nocivos como a ingestão excessiva de álcool e o consumo de entorpecentes, podem afetar seu funcionamento, originando problemas hepáticos. Além de cuidar do que comemos e estar atentos aos nossos hábitos, é possível usar a medicina natural para manter um fígado saudável. Em umComo.com.br explicamos quais são as infusões para limpar o fígado mais eficientes.

Infusões para limpar o fígado: dente de leão

O dente de leão conta com duas propriedades que o convertem em um dos melhores aliados de nosso fígado: é um excelente depurativo e um grande diurético, favorecendo a eliminação de toxinas de forma eficiente.

Recomenda-se ingerir duas xícaras diárias, uma de manhã e outra à tarde, para limpar o fígado e melhorar seu funcionamento. Os pacientes com úlceras, cálculos na vesícula, e aqueles que tomam lítio, potássio ou outros diuréticos não devem ingerir esta infusão.

Infusões para limpar o fígado: cardo mariano

O cardo mariano é uma excelente planta medicinal para limpar o fígado, pois melhora a digestão das gorduras que consumimos na dieta, impede que as toxinas afetem o fígado e fornece um bom conteúdo de antioxidantes que favorecem sua recuperação nos casos de pacientes com problemas hepáticos.

A recomendação é ingerir uma xícara diária por 5 dias, de preferência de manhã, para obter seus benefícios.

Infusões para limpar o fígado: alcachofra

A alcachofra é um dos diuréticos e depurativos mais poderosos que podemos encontrar, razão pela qual protagoniza diversas dietas de emagrecimento. Ajuda a eliminar toxinas, limpar o fígado e reduzir os níveis de colesterol no sangue, mas além de comê-la é possível tomá-la em infusão para maximizar seus efeitos.

Recomenda-se ingerir de manhã durante 5 dias para realizar uma limpeza profunda do fígado e depois a cada 15 dias para a manutenção. Se sofre de problemas hepáticos como fígado gordo ou cirrose, é recomendável ingerir 3 xícaras diárias. Esta infusão é preparada com folhas secas de alcachofra, deixe-as ferver e depois permita que repouse pelo menos 10 minutos antes de beber.

Infusões para limpar o fígado: sálvia

Outra das infusões para limpar o fígado que se destaca por suas muitas propriedades é a de sálvia, uma excelente planta medicinal para eliminar líquidos, reduzir as toxinas, favorecer a digestão e diminuir a quantidade de glicose no sangue.

Recomenda-se tomar entre duas e três xícaras ao dia por 5 dias. Esta infusão é contraindicada para mulheres que estão amamentando.

Infusões para limpar o fígado: boldo

O boldo é uma planta medicinal muito popular para limpar e depurar o fígado devido ao seu alto conteúdo de antioxidantes que favorecem sua saúde. Também se trata de uma excelente alternativa para melhorar a digestão e combater a prisão de ventre.

Recomenda-se ingeri-lo três vezes ao dia após cada refeição durante 5 dias.

Consulte seu médico

Ainda que se trate de infusões para limpar o fígado de origem natural, é sempre importante consultar nosso médico a respeito de sua ingestão, especialmente se está fazendo algum tratamento que inclua medicação. Estas infusões também não devem ser combinadas com outros diuréticos ou poderia favorecer uma desidratação.

É importante ter em conta que nenhuma destas alternativas deve ser consumida por longos períodos de tempo. A recomendação é realizar um tratamento contínuo de no máximo 5 dias e depois utilizá-las em casos pontuais quando precisar limpar o fígado devido a algum excesso.

Caso sofra de úlcera, recomenda-se consultar o gastroenterologista antes de seu consumo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as infusões para limpar o fígado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.