Partilhar

Quais são as melhores posições para dormir

Por Sara Viega. Atualizado: 1 outubro 2018

Muitas das dores nas costas que temos se devem a que dormimos em uma postura que não é a mais acertada para nosso corpo, além de sofrer cãibras durante a noite ou contraturas cuja dor não passa com facilidade. Não descansar durante a noite faz com que enfrentemos o dia com mau humor, com pouca energia e, possivelmente, com dor. Muitos destes problemas melhorariam se adotássemos a postura mais adequada para o nosso corpo, que pode variar de pessoa para pessoa. Em umComo propomos a você algumas das melhores posições para dormir bem, após consultar vários estudos. Propomos que você analise como dorme e que mude de postura e encontre a que melhor descanso proporcionar a você.

Também lhe pode interessar: Quais são as melhores infusões para dormir
Passos a seguir:
1

Dizem muitos especialistas que a melhor postura para dormir é de barriga para cima, com os braços estendidos ao longo do corpo. Pelo que parece, esta postura é relaxante e não estamos pressionando nenhum órgão, pelo que é a que mais descanso proporciona, ainda que algo ruim desta postura é que os roncos costumam ser mais intensos naquelas pessoas com propensão a roncar. Também não se deve abusar desta postura, pois alguns estudos demonstraram que se permanecermos muitas horas deitados assim, poderemos nos levantar com dores nas costas.

2

A posição fetal sempre foi uma das mais recomendadas pelos especialistas. Ao que parece, é outra das posições mais aptas para conseguir um bom descanso e a mais adequada para aqueles que sofrem distúrbios do sono, como a apneia, já que nesta posição o ar circula melhor pelo nosso corpo e isto ajuda a pegar no sono. Além disso, é a melhor posição para que a nossa coluna vertebral descanse e permaneça em boa posição.

3

Uma das posições menos recomendadas para dormir é de bruços, apesar da quantidade de adeptos que esta postura tem. O motivo é que para dormir de bruços precisamos girar o pescoço, o que pode produzir dores no pescoço, nas costas ou nos ombros. Além disso, ao deitar de bruços estamos pressionando a zona da pelve, joelhos e estômago. Se for o seu caso e você gostar de dormir nesta postura, recomendamos fazer o teste e dormir de lado ou de barriga para cima, você verá que seu sono se torna bem mais reparador.

4

Se dormir de lado, uma das melhores posições para dormir, a recomendação é fazê-lo sobre o lado direito. Segundo vários estudos realizados, dormir sobre este lado evita o risco de infarto e, ao que parece, está demonstrado que se sofrem menos pesadelos.

5

No caso das mulheres grávidas, é mais recomendável dormir sobre o lado esquerdo, pois, ao que parece, assim evitam que a veia cava inferior seja obstruída e favorecem que o sangue e o oxigênio cheguem com mais facilidade ao bebê. Além disso, na última etapa da gravidez, as mamães grávidas certamente terão de colocar um travesseiro entre as pernas para poder pegar melhor no sono.

6

Além das posições, outros dos elementos mais importantes na hora de dormir bem são o travesseiro e o colchão. Ao contrário do que muitos pensam, há especialistas que recomendam não usar travesseiro na hora de dormir, mas é verdade que muitas pessoas não sabem fazê-lo sem este objeto. Em qualquer caso, deve-se escolher um bom travesseiro, que não seja duro demais para não machucar o pescoço, nem mole demais, para evitar dores nos ombros e no pescoço. E no caso do colchão, convém escolher um firme, que proteja nossa coluna e permita que tenhamos um sono realmente reparador.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as melhores posições para dormir, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Quais são as melhores posições para dormir

Voltar ao topo da página