Segurança rodoviária para pedestres

Quais são as normas para caminhar à beira da estrada

Quais são as normas para caminhar à beira da estrada

Se vai fazer uma excursão ou uma saída a pé e tem de caminhar à beira da estrada, deve ter em conta certas medidas de segurança e ter muito cuidado. Se possível, recomenda-se que procure uma rota alternativa por caminhos e carreiros, mas, se não tiver outra opção, terá que redobrar as precauções. Se, além disso, vai com crianças, as medidas terão que ser maiores e devemos alertá-las sobre os perigos que existem ao andar por um lugar cheio de automóveis. Deve ser visto pelos condutores, para que também eles possam redobrar a atenção, pois este é um dos fatores mais importantes. Para que saiba como caminhar sem correr perigo, deite o olho a este artigo da umComo.com,br sobre quais as normas para caminhar à beira da estrada.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do cardo mariano

Passos a seguir:

1

É totalmente proibido caminhar em autoestradas e vias rápidas. Também se recomenda caminhar por qualquer outro tipo de estrada se puder evitar, devendo encontrar um caminho alternativo.

2

Caminhe sempre pela esquerda e pelo passeio, caso exista.

3

Se vai em grupo, caminhem uns atrás dos outros. Caso seja um grupo com crianças, pelo menos um dos responsáveis deverá ir à frente e outro atrás.

4

Em caso de caminhar durante a noite, use coletes refletores homologados, ou roupa de cores claras com elementos refletores e/ou lanternas. Recomenda-se que a pessoa que vai no início do grupo leve uma lanterna branca e o último uma lanterna vermelha, para serem visíveis aos condutores.

5

Quando tiver de atravessar a estrada, faça-o nos lugares onde a visibilidade seja máxima, nunca em curvas ou mudanças de altitude.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as normas para caminhar à beira da estrada, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos

  • Sempre que puder, evite andar por estradas.
  • É necessário ter muita atenção e prudência ao andar por uma estrada.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Roseli
Foi-me útil ao orientar minha filha.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Roseli, ainda bem que conseguimos ajudar :)
Usuário anônimo
porque xtou a precisar do codigo da estrada
Quais são as normas para caminhar à beira da estrada