Partilhar

Quais são as possíveis causas do mutismo seletivo

Por Redação umCOMO. Atualizado: 21 fevereiro 2020
Imagem: psicodiagnosis.es

Na umComo.com.br já falamos sobre como ajudar meu filho com mutismo seletivo e também como tratar o mutismo seletivo. Este transtorno aparece em crianças com menos de 10 anos e se caracteriza pela incapacidade da criança falar em determinadas situações sociais. Mas, após saber de tudo isto... Sabemos quais podem ser as causas deste transtorno? Se não sabe, na umComo.com.br queremos explicar quais são as possíveis causas do mutismo seletivo. De qualquer forma, é preciso dizer que apesar da grande quantidade de estudos, hoje em dia não se sabe exatamente.

Também lhe pode interessar: Como ajudar meu filho com mutismo seletivo
Passos a seguir:
1

Uma causa pode ser que a criança com mutismo seletivo tenha um temperamento inibido. Pode ser medrosa ou receosa perante novas situações.

2

As crianças com temperamento inibido têm um limite menor de excitabilidade na amígdala do cérebro. A função da amígdala consiste em receber e processar sinais de perigo para colocar em movimento as reações necessárias para proteger o indivíduo.

3

As respostas de ansiedade nas crianças com mutismo seletivo desencadeiam-se quando se desenvolvem socialmente. Ainda que não exista nenhuma razão lógica para o medo, as sensações que a criança experimenta são parecidas às pessoas que sofrem de uma fobia. A criança com mutismo seletivo fica muda porque não supera a sensação de medo quando se espera que ela fale. Quando não responde, a criança se sente aliviada e livre de seus medos.

4

A criança com mutismo seletivo está no ponto extremo da timidez e no da vergonha, por isso não pode funcionar corretamente. Tem que ser tratada a tempo porque pode interferir no desenvolvimento da autoestima e do seu desenvolvimento social, além de sofrer um impacto negativo em sua educação.

5

Também pode sofrer transtornos da linguagem e, junto com a ansiedade, a criança pode deixar de falar por ser consciente das suas limitações e do medo de ser julgado pelos outros. Normalmente costumam vir de meios bilingues. Para que este transtorno apareça deveriam existir os três fatores de risco: transtorno da linguagem, meio bilingue e ansiedade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as possíveis causas do mutismo seletivo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Quais são as possíveis causas do mutismo seletivo

1 comentário
nilva tisbierek
Gostei muito dos tema dos artigos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nilva! Que bom saber que os temas foram do seu interesse! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Imagem: psicodiagnosis.es

Voltar ao topo da página