Partilhar

Quais são as possíveis causas do transtorno de personalidade anti-social

Imagem: blogpsicologia.com

Em umComo.com.br falamos-lhe sobre como identificar o transtorno de personalidade anti-social, e também lhe demos alguns conselhos para você saber como conviver com pessoas com este transtorno. Mas, depois de saber tudo isso, é possível identificar as causas que originam o problema? Às vezes, conhecendo as causas podemos entender melhor o transtorno sofrido. Principalmente neste tipo de doença, onde a pessoa parece que decide ter a vida que tem, com as consequências que os seus atos podem originar. Em umComo.com.br queremos orientá-lo para saber quais são as possíveis causas do transtorno de personalidade anti-social.

Fatores genéticos e fatores externos

Provavelmente no transtorno de personalidade anti-social podem influenciar fatores genéticos e externos.

Quando falamos de fatores externos, podemos nos referir aos de tipo social: ambiente desestruturado, familiares anti-sociais, pais ou familiares com problemas com álcool ou drogas, cultura anti-social para sobreviver em ambientes urbanos concretos, etc.

Possíveis causas ambientais

  • Crianças que tiveram um ambiente familiar muito permissivo, sem regras claras de educação ou que foram excessivamente mimadas.
  • Crianças que foram educadas com excessiva liberdade sem uma marcação de limites, com uma supervisão nula por parte dos pais.
  • Crianças que sofreram durante a infância de maus tratos, abusos sexuais ou outros transtornos: déficit de atenção, transtorno dissociativo ou transtorno desafiador opositivo.
  • Como aparecem? Crianças que desde pequenas já mostravam pouca tolerância à frustração, irritadas, agressivas, invejosas, vingativas, intimidadoras, e inclusive cruéis. Na adolescência pode ter tido absentismo escolar, inclusive abandono. Fugas do lar, promiscuidade sexual. Nos casos mais graves podem ter comportamentos delitivos. Podem consumir de forma temporária álcool ou tabaco.

Possíveis causas genéticas

Pode ser de caráter hereditário ou que exista uma contribuição de fatores biológicos: alteração química no sistema nervoso, alteração nas partes do cérebro que afetam o julgamento, a tomada de decisões, o planejamento, o comportamento violento. As causas genéticas devem ser sempre analisadas por um profissional.

Existe prevenção?

Na atualidade, não se conhece a existência de prevenção alguma para o transtorno de personalidade anti-social. Mas quando é diagnosticado a tempo, pode ser tratado no meio social para melhorar dentro do possível a vida da pessoa que sofre dele, assim como a vida das pessoas à sua volta, tentando evitar ao máximo alguma morte violenta ou a prisão por atos delitivos.

É importante lembrar que se você acha que um familiar (ou que você mesmo) sofre deste transtorno, deverá ir a um profissional para uma consulta, e caso seja diagnosticado, começar com o tratamento adequado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as possíveis causas do transtorno de personalidade anti-social, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Quais são as possíveis causas do transtorno de personalidade anti-social

1 comentário
MarianaConceiçãodeJesus
Sou uma pessoa anti social, quase não saio quase não me divirto, não gosto de ficar perto das pessoas, tenho 30 anos sinto um vazio profundo e uma solidão imensa, não gosto de ficar só, mais vivo sempre só, não gosto de ambientes com muita jente, não gosto de conversar, eu sinto q parece q sou de outro planeta, claro que em sertas situações disfarco bem afinal ninguém gosta de pessos problemáticas.

Imagem: blogpsicologia.com

Voltar ao topo da página