Partilhar

Quais são as propriedades curativas do eucalipto

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são as propriedades curativas do eucalipto
Imagem: vidasanafacil.com

Existem muitíssimas variedades da árvore de eucalipto mas as folhas da espécie globulus possuem múltiplas propriedades medicinais muito benéficas para melhorar nossa saúde e bem-estar. Entre elas destacam-se suas propriedades expectorantes, antissépticas e adstringentes. No seguinte artigo de umComo.com.br mostramos com detalhe quais são as propriedades curativas do eucalipto para que você descubra todos os seus benefícios.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do poejo
Passos a seguir:
1

A principal propriedade curativa do eucalipto é a que está ligada com o tratamento de doenças que afetam o sistema respiratório como catarros, gripe, asma, bronquite, faringite, rinite, etc. Trata-se de uma planta que, graças às propriedades antissépticas de suas folhas, é eficiente para combater os micróbios e as bactérias que causam este tipo de infecção. Vejamos a seguir de que forma podemos nos beneficiar do eucalipto.

2

O eucalipto está indicado para aliviar incômodos e dores de garganta e a tosse excessiva. Suas propriedades expectorantes e antitussígena amplia seu uso medicinal para favorecer a desinflamação das amígdalas e acalmar a tosse. De fato, realizar a inalação servindo-se de folhas de eucalipto é excelente para ajudar a abrir as fossas nasais e facilitar a entrada do ar, reduzindo a tosse e inibindo a irritação dos brônquios.

Quais são as propriedades curativas do eucalipto - Passo 2
Imagem: todosmanitasencasa.blogspot.com
3

Suas propriedades expectorantes também ajudam a eliminar as secreções acumuladas nos pulmões. Seu óleo essencial tem como principal componente o eucaliptol, que atua como um potente antimucolítico, facilitando a expulsão destas secreções pulmonares.

Quais são as propriedades curativas do eucalipto - Passo 3
Imagem: laguiadelasvitaminas.com
4

Como uso externo, o eucalipto oferece outras propriedades curativas. Utiliza-se para tratar algumas afecções da pele como eczemas, chagas, irritações cutâneas, coceiras e feridas. Suas qualidades antissépticas e adstringentes tornam-no eficaz também para o tratamento de feridas na pele causadas pela acne.

5

Os banhos quentes com folhas de eucalipto também são recomendados para aliviar os sintomas do reumatismo e da artrite, pois são ótimos para acalmar as dores de articulações próprias dessas doenças.

6

Outra das propriedades curativas não tão conhecida do eucalipto é que ele age como hipoglicemiante. Isto é, possui a capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue, pelo que seria eficaz para pacientes com diabetes. Mesmo assim, é conveniente que seu uso seja feito sob controle e supervisão médica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades curativas do eucalipto, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Quais são as propriedades curativas do eucalipto

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
alex
eucalipto cheiroso ou todo tipo

Quais são as propriedades curativas do eucalipto
Imagem: vidasanafacil.com
Imagem: todosmanitasencasa.blogspot.com
Imagem: laguiadelasvitaminas.com
1 de 3
Quais são as propriedades curativas do eucalipto

Voltar ao topo da página