Quais são as propriedades da castanha da Índia

Quais são as propriedades da castanha da Índia
Imagem: beneficiosnaturais.com.br

Mesmo sendo conhecida como castanha da Índia, ela é natural da região sudeste da Europa, em países tais como a Grécia, Bósnia, Turqui, etc. No entanto hoje em dia já podemos encontrar a castanheira praticamente no mundo inteiro disponibilizando as suas propriedades curativas à humanidade. Foram os turcos que usaram utilizar a castanha da Índia para curarem infecções pulmonares em cavalos recebendo assim o seu nome cientifico de hippocastanum, que em grego significa castanha dos cavalos. Porém vamos falar nos efeitos que tem sobre o homem e não sobre o cavalo, se quer saber mais leia com atenção este artigo de umComo.com.br sobre quais são as propriedades da castanha da Índia.

Passos a seguir:
1

A castanha da Índia é conhecida como a rainha da circulação devido aos benefícios que ela tem sobre a circulação sanguínea, particularmente sobre o sistema venoso, aumentando a resistência e o tônus das veias. Este efeito previne desde de pequenos derrames causadores de vasinho, varículas e varizes.

2

Para tratar a circulação ruim pode preparar um chá com esta semente, para isso necessita de:

  • ½ colher de sopa de semente da castanha da Índia
  • 1 Xícara de água

Ferva os ingredientes durante 5 a 10 minutos, espere que arrefeça um pouco, coe e beba. É aconselhado fazer isto 2 vezes ao dia, 1 após do almoço e outra após o jantar até que os sintomas das circulação ruim desapareçam.

3

Ainda relacionado com a circulação esta semente é usada no tratamento de flebites, que é uma inflamação nas veias que ocorre geralmente nas pernas, que dificulta a circulação do sangue.

4

A ativação da circulação sanguínea com a ajuda da castanha da Índia também é bastante usada na prevenção de varizes e de hemorroidas que já é uma manifestação externa das varizes. Para prevenir estes males e até tratar, basta fazer uns banhos de assento com castanha da Índia em pó, aliviando assim a dor ,desconforto e melhorando obviamente a circulação. Para preparar o banho de assento irá usar:

  • 2 litros de água a ferver
  • 5 colheres de sopa do pó da castanha da Índia

Ao ter os ingredientes misture os e espere durante dez minutos. Quando a água ficar morna coloque o liquido numa bacia e sente-se nela durante 20 minutos, repetindo este processo durante 5 dias.

5

A castanha da Índia também se pode encontrar em forma de capsulas no mercado, estes são bastante usados para tratar a celulite. Para este mal tem duas maneiras diferentes para o combater, uma delas é com ajuda de um chá de folha da castanha da Índia, outra é com ajuda das capsulas, podendo tomar até 3 vezes ao dia dependendo da sugestão de uso que é indicado no frasco. No caso do tratamento do chá prepare 1 xícara de água a ferver e junte uma colher de folhas secas de castanha da Índia, deixe arrefecer um pouco durante 10 minutos coe e beba logo de seguida.

6

Para além do chá e das capsulas também se pode encontrar esta planta medicinal em cremes, comprimidos e tintura. E pode ser usada para:

  • Aumentar resistência capilar
  • Diminuir Cólicas menstruais
  • Tratamento de Eczemas
  • Tratamento de inflamações na pele
  • Tratar dores nas pernas e pernas pesadas
  • Anti-inflamatório
  • Estimular circulação em geral
  • Tratar dermatite
7

Pode até preparar a tintura da castanha da Índia em casa, para isso necessita de:

  • Pó de castanha da Índia
  • Álcool etílico
  • Garrafa escura

Para preparar a tintura junte 5 colheres de sopa de pó de castanha da Índia numa garrafa de álcool etílico a 70%. Feche a garrafa e vai ter que deixar a descansar a mistura durante duas semana. Após desse tempo de espera coloque o liquido numa garrafa escura para ficar protegida contra o sol. Para usar deve agitar o frasco antes, coloque 5 ml da tintura diluída em 1 litro de água e beba.

8

Mesmo sendo um produto natural a castanha da Índia tem contra indicações, tais como:

  • Gravidez
  • Amamentação
  • Crianças menores de 12 anos

E é importante ter em atenção o consumo em excesso que pode provocar algumas irritações na pele e no sistema digestivo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades da castanha da Índia, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.