Quais são as propriedades da hortelã

Quais são as propriedades da hortelã

Uma planta aromática muito conhecida é a hortelã, que frequentemente se confunde com a menta. A hortelã pode ser usada para aromatizar vários pratos, assim como para preparar bebidas e coquetéis, como é o caso do mojito. Mas também podemos usar esta erva com finalidades terapêuticas, aproveitando os seus inúmeros benefícios, e além disso pode plantar a hortelã em casa. Neste artigo de umComo, explicamos-lhe quais são as propriedades da hortelã.

Passos a seguir:
1

Uma das principais qualidades da hortelã é que ajuda a combater problemas digestivos, graças às suas propriedades antiespasmódicas e carminativas. Recomenda-se tomá-la em infusão em caso de indigestão, flatulências, cólicas, etc.

No entanto, é importante referir que o consumo de grandes quantidades de hortelã pode gerar problemas gastrointestinais, pelo que não se recomenda o seu consumo a pessoas que tenham úlcera, acidez estomacal ou problemas gastrointestinais.

2

Além disso, também funciona como expectorante e é benéfica para tratar as doenças respiratórias. Devido ao conteúdo em mentol, a hortelã atua também como expectorante e se tornará bastante útil no caso de mucosidade nas vias respiratórias, de modo que se recomendam as infusões de hortelã no caso de resfriado, sempre com uma consulta médica anteriormente.

3

Outra das propriedades da hortelã é o fato de atuar como antisséptico e analgésico, por isso, um dos seus usos externos é a limpeza e tratamento de feridas. Da mesma forma, misturando infusão de hortelã com azeite conseguiremos um bom remédio contra as queimaduras.

4

Também se pode usar esta erva medicinal para combater as dores menstruais, uma vez que a hortelã atuará como antidismenorréico.

5

A hortelã também é benéfica em casos de nervos, para nos acalmar e nos sentirmos melhor. Tal como muitas outras plantas, tomada em infusão ajudará a relaxar. Pode encontrar outros bons exemplos no nosso artigo sobre as melhores infusões para aliviar a ansiedade.

6

Estas são apenas algumas das muitas propriedades benéficas e medicinais da hortelã. Para que você também possa desfrutar de tudo isto, recomendamos-lhe que plante esta erva em casa seguindo os passos deste artigo sobre como plantar hortelã.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades da hortelã, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.