Partilhar

Quais são as propriedades da spirulina

Quais são as propriedades da spirulina

Você já sabe o que é a spirulina? Trata-se de uma alga unicelular com forma de espiral, de onde deriva seu curioso nome, apesar de ser conhecida também como alga verde-azul. O extrato da spirulina é usado como complemento nutricional devido aos seus múltiplos benefícios para a saúde, e é por isso que em umComo queremos explicar a você, com detalhes, quais são as propriedades da spirulina.

Também lhe pode interessar: Contraindicações da spirulina
Passos a seguir:
1

A spirulina é consumida em maior medida como complemento alimentar de dietas saudáveis e equilibradas pelo fato de ter um grande valor de minerais e vitaminas, entre outros nutrientes. Deste modo, apesar de ter bastante carboidrato e proteína, não pode ser considerada exatamente um alimento; trata-se de um produto natural com benefícios para o organismo que pode ajudar a compensar determinadas carências vitamínicas ou melhorar certas doenças.

2

Portanto, as algas verde-azul ou spirulina destacam-se pelo alto conteúdo de ferro e vitaminas do grupo B, assim como pelos múltiplos ácidos graxos essenciais que possuem. Deste modo, muitas pessoas - principalmente vegetarianos - consomem esta alga como alternativa à proteína animal. Também pode ser recomendável para as pessoas que sofrem de anemia, já que ajuda a aumentar os níveis de ferro no sangue.

Quais são as propriedades da spirulina - Passo 2
3

Entre as propriedades da spirulina, podemos destacar seu considerável poder antioxidante que ajuda a manter as células jovens e a evitar o envelhecimento prematuro. Por outro lado, este fator ajuda a prevenir determinadas doenças degenerativas e algumas outras graves, como o câncer.

4

A clorofila de spirulina beneficia as pessoas com problemas de prisão de ventre, porque facilita os movimentos peristálticos e, consequentemente, o trânsito intestinal. Ao mesmo tempo, a mucilagem contida por estas algas aumenta a sensação de saciedade e diminui a fome, por isso alguns especialistas recomendam-na em regimes para emagrecer e para pessoas com obesidade.

5

Também podemos destacar como benefício da spirulina o fato de funcionar como desintoxicante do organismo, tanto do fígado como dos rins. Por isso é muito apropriada para eliminar as toxinas e evitar que se acumulem e provoquem retenção de líquidos.

6

Caso queira incorporar a spirulina à sua alimentação, pode fazê-lo de diversas formas:

  • Spirulina em cápsulas ou comprimidos.
  • Misturar a spirulina em pó em molhos ou outras receitas.
  • Vitaminas e preparados com spirulina.

Poderá encontrar o extrato de alga verde-azul em ervanárias e lojas de produtos naturais, mas deverá consultar sempre o seu médico antes.

7

Além de todas as propriedades favoráveis da spirulina, é importante lembrar que a spirulina possui algumas contraindicações e pode provocar efeitos adversos. Desta forma, não é recomendável em caso de:

  • Hipotireoidismo ou hipertiroidismo, já que o iodo pode influenciar na glândula tiroide.
  • Gota.
  • Mulheres grávidas ou em período de amamentação deverão consultar o seu médico.

Se após o consumo sentir efeitos colaterais como dor estomacal, tonturas, prisão de ventre, sede intensa, erupções cutâneas... deverá parar o consumo imediatamente e visitar um médico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades da spirulina, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Quais são as propriedades da spirulina

2 comentários
Osmar Ferreira da Silva Filho
Boa tarde! Posso ingerir, em doses moderadas (ex: duas cápsulas de cada), a spirulina concomitante a moringa oleífera diariamente?
dra. vanderleia oliveira
qual a diferencia da spirulina pra clorella

Quais são as propriedades da spirulina
1 de 4
Quais são as propriedades da spirulina

Voltar ao topo da página