Partilhar

Quais são as propriedades da vitamina B5

Por Patrick Gomes. Atualizado: 16 janeiro 2017

Já todos ouvimos falar da vitamina B5, ou também conhecida como, ácido pantotênico. Trata-se de uma substância que se encontra no nosso sistema de metabolismo e que regula a nossa energia, diminuindo o estresse e o cansaço físico, no entanto ela tem mais benefícios para o nosso corpo. Em umComo.com.br vamos explicar quais são as propriedades da vitamina B5 e no que ela nos afeta diariamente.

Consumir vitamina B5

Diariamente ingerimos alimentos que contêm todo o tipo de vitaminas, no entanto só com uma alimentação cuidada é que conseguimos consumir todas as vitaminas necessárias e em porções adequadas. Na verdade, em alguns casos as vitaminas podem ser consumidas em forma de suplementos vitamínicos, cremes ou injetada.

As principais fontes alimentares da vitamina B5 são:

  • Abacate
  • Batata Doce
  • Carne Bovina
  • Carne de Frango
  • Fígado
  • Legumes
  • Leite e derivados
  • Gema de ovo

Claro que existem muito mais alimentos, porém estes são os mais ricos com esta substância.

Falta da vitamina B5

Quando esta vitamina está em falta no nosso corpo pode provocar alguns sintomas como insonias, cãibras nas pernas, sensação de ardência nos pés, doenças neurológicas, baixa produção de anticorpos e fadiga. Estes sintomas apenas aparecem em casos de desnutrição grave, pois em norma é raro acontecerem visto que muitos alimentos que ingerimos contêm vitamina B5.

O fato de a vitamina B5 ser expulsa quando existe em excesso pelas vias urinárias, faz com que não existam problemas diagnosticados por excesso dessa vitamina.

Benefícios da vitamina B5

Foram descobertos grandes benefícios no consumo desta vitamina, principalmente para a manutenção da pele. A vitamina B5 em creme por exemplo, combate significativamente o envelhecimento da pele e acne, melhorando toda a hidratação, que como consequência vai dar mais elasticidade e suavidade à sua pele.

Para além dos benefícios de manutenção também são encontrados caraterísticas anti-inflamatórios, sendo útil em problemas como a descamação da pele, aspereza e ressecamento. Ajuda até em casos de queimaduras suaves acelerando a cicatrização da pele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades da vitamina B5, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Lembre-se que uma alimentação correta ajuda bastante na absorção desta vitamina

Escrever comentário sobre Quais são as propriedades da vitamina B5

Voltar ao topo da página