Sobre as plantas medicinais

Quais são as propriedades das sementes de chia

Quais são as propriedades das sementes de chia
Imagem: nutritiousroots.com

A chia é uma planta originária do México, de caráter herbácea e pertencente à família das lamiáceas. Como acontece com a linhaça, a parte que mais se aproveita é a semente, tanto por suas propriedades nutritivas como medicinais. Desde a antiguidade, têm sido usadas as sementes de chia como alimento básico nas regiões da América Central, tanto para cobrir as necessidades alimentares da população como do gado, além de constituir um dos componentes principais de muitas medicinas naturais. Se você ouviu falar de sua eficácia e gostaria de incluí-la em sua dieta, continue lendo este artigo de umComo e descubra quais são as propriedades das sementes de chia.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da semente de abóbora
Passos a seguir:
1

Um de seus benefícios mais difundidos é seu alto conteúdo em ácidos graxos essenciais ômega 3. Este componente dá às sementes de chia propriedades anti-inflamatórias, já que diminui o surgimento de afecções de caráter inflamatório, bem como favorece a saúde cardíaca e equilibra os níveis de colesterol.

2

As sementes de chia constituem um potente antioxidante natural, fato que favorece a eliminação de radicais livres de nosso organismo, bem como previnem o envelhecimento prematuro e conservam a pele fresca e radiante.

3

As sementes de chia são uma das fontes mais completas de proteínas, pois contam com todos os aminoácidos essenciais que nosso organismo não gera por si próprio. Além disso, são compostas por um alto teor em fibra, ideal para combater os problemas de constipação e ajudar todas aquelas pessoas a saciarem seu apetite de forma rápida e saudável.

Quais são as propriedades das sementes de chia - Passo 3
Imagem: taringa.net
4

Este alimento tão benéfico conta com cinco vezes mais cálcio que o leite integral e uma grande quantidade de boro, imprescindível para que nossos ossos possam absorver esse cálcio. Além disso, as sementes de chia são ricas em potássio, ferro, fósforo, magnésio e zinco, entre outros minerais bons.

5

As sementes de chia são altamente aconselháveis para todas aquelas pessoas que sofrem de diabetes, já que têm a capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, também é recomendável para os celíacos, não contêm glúten e seus componentes podem cobrir praticamente a maioria das necessidades nutritivas de nosso organismo.

6

A chia é rica em vitaminas B, E e A, fundamentais para o correto desenvolvimento e crescimento dos músculos e tecidos. Por isso e pelo resto das propriedades, as sementes de chia são consideradas pelos especialistas nutricionistas como um dos melhores alimentos, indicado, sobretudo, para esportistas e pessoas que queiram controlar seu peso de forma saudável, bem como combater a obesidade.

7

Podemos consumi-las de múltiplas formas, misturadas com água, suco ou leite, em saladas, molhos, verduras, pão, biscoitos, etc. O mais aconselhável é consumi-la moída e não superar 25 g por dia. Como todos os alimentos, um consumo excessivo pode gerar o efeito contrário ao desejado. Inclua as sementes de chia em sua dieta de forma adequada e aproveite todas as suas propriedades.

Veja também: Como fazer leite de chia

Quais são as propriedades das sementes de chia - Passo 7
Imagem: atreveteasonyar.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades das sementes de chia, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
MARIA Luiza
HA ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO PARA QUEM TEM HIPOTIREOIDISMO ?
Imagem: nutritiousroots.com
Imagem: taringa.net
Imagem: atreveteasonyar.com
1 de 3
Quais são as propriedades das sementes de chia