Partilhar

Quais são as propriedades do alcaçuz

Quais são as propriedades do alcaçuz

Já ouviu falar dos múltiplos benefícios da raiz de alcaçuz? A verdade é que além do seu amargo e característico sabor, são muitos os usos medicinais que o alcaçuz tem como ingrediente base; pode ajudar a melhorar desde problemas digestivos até infecções por fungos. É por isso que em umComo queremos explicar a você, com detalhes, quais são as propriedades do alcaçuz.

Também lhe pode interessar: Como tomar alcaçuz
Passos a seguir:
1

Entre as múltiplas propriedades da raiz de alcaçuz, podemos destacar em primeiro lugar o fato de ser antiespasmódico e antiácido, sendo um remédio natural muito eficaz para tratar determinadas doenças, principalmente do sistema gastrointestinal.

Deste modo, a infusão de regaliz ou alcaçuz será muito útil para combater as digestões pesadas, a acidez estomacal, cólicas, úlceras ou feridas no estômago, prisão de ventre, etc. No entanto, deverá consultar sempre um médico antes para evitar complicações.

2

Além disso, o alcaçuz é anti-inflamatório e pode ser muito útil para tratar a tosse e as doenças respiratórias, pelo fato de ajudar a dilatar os brônquios e facilitar a passagem de ar. Do mesmo modo, conta com propriedades antivirais que poderão ajudar a prevenir condições como gripes e resfriados ou para combater os seus sintomas.

3

Graças ao seu alto conteúdo em glicirriza, o alcaçuz ajuda a regular os estrogênios e, portanto, é muito indicado para mulheres na menopausa. Deste modo, pode aliviar os incômodos que a menopausa costuma gerar através das infusões de alcaçuz.

4

Por outro lado, destaca-se que aquelas pessoas que queiram deixar de fumar podem chupar raiz de alcaçuz para substituir este hábito. É que este produto natural é apropriado para desintoxicar o organismo e abandonar o tabagismo.

5

O alcaçuz também é indicado para depurar o fígado pelo fato de aumentar a segregação biliar e ajudar a eliminar as substâncias sobrantes. Da mesma forma, esta raiz conta com propriedades protetoras para o fígado e inclusive pode ser adequada para tratar determinadas doenças hepáticas.

6

A nível externo, também existem diversos usos medicinais do alcaçuz como:

  • Tratamento de surto de herpes e aceleração na cura das feridas.
  • Combate das infecções por fungos.
  • Infecções vaginais: as lavagens com a água resultante de ferver o alcaçuz podem combater os microorganismos.
  • Cabelo oleosos e/ou com caspa.
7

Apesar de todos os benefícios do alcaçuz, vale destacar também que pode ter algumas contraindicações e efeitos colaterais que deverá conhecer. É por isso que deverão evitar seu consumo nos seguintes casos:

  • Hipertensão, já que esta raiz pode aumentar excessivamente os níveis de pressão arterial.
  • Insuficiência renal.
  • Diabetes, porque pode alterar os níveis de açúcar.
  • Mulheres grávidas ou em período de lactância.
  • Com determinados tratamentos farmacológicos.

Em qualquer um dos casos e apesar de não sofrer de nenhuma outra condição, consulte sempre com seu médico para saber se em seu caso particular é apropriado tomar alcaçuz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades do alcaçuz, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Quais são as propriedades do alcaçuz

Quais são as propriedades do alcaçuz
Quais são as propriedades do alcaçuz

Voltar ao topo da página