Partilhar

Quais são as propriedades do alho-poró

Quais são as propriedades do alho-poró

O alho-poró é um vegetal da família da Alliaceae, cujo bulbo é comestível: uma espécie de cebola comprida que também recebe o nome de alho-porro. O sabor é parecido ao da cebola, embora mais suave e doce. Para além das suas qualidades culinárias, note-se que este vegetal conta com propriedades benéficas para o organismo humano. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe com mais detalhe quais são os benefícios do alho-poró.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do mangostão
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, destaca-se que o componente principal dos alhos-poró é a água (90%), pelo que tem um escasso conteúdo calórico. Desta forma, nos casos de obesidade o consumo de alho-poró torna-se benéfico.

2

Além disso, os alhos-poró são um alimento com propriedades diuréticas, graças ao seu conteúdo em potássio e pobreza em sódio. Recomenda-se a pessoas que sofram de retenção de líquidos, hipertensão ou gota.

Quais são as propriedades do alho-poró - Passo 2
3

Também podemos usar os alhos-poró para combater a prisão de ventre, uma vez que as fibras que este alimento contém geram um efeito mucilaginoso. Ainda assim, é importante referir que o seu consumo excessivo pode provocar flatulências devido ao enxofre que este contém.

4

Por outro lado, também podemos apontar as propriedades benéficas do alho-poró contra as condições respiratórias. Assim como a cebola, este alimento pode ajudar nos problemas dos brônquios, de tosse intensa, etc, pelo fato de contar com propriedades antibacterianas que o convertem em um antibiótico natural.

5

O alho-poró é também uma boa fonte de vitaminas, especialmente do grupo C, E e B6, assim como também tem carotenos, ácido fólico e potássio. Além disso, demonstrou-se que o consumo deste vegetal pode contribuir para a redução do colesterol e dos triglicérides.

6

Se também você quer incorporar o alho-poró na sua dieta, com certeza que lhe irá interessar saber como plantar alho-poró para o poder cultivar você mesmo em casa. As verduras caseiras têm sempre um sabor muito mais rico e conservam integramente os seus benefícios para a saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades do alho-poró, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são as propriedades do alho-poró

1 comentário
denise
olha achei esse assunto bem interessante , gostaria de saber se e bom tambem PARA reumastismo ,e se pode fazer cha para tomar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Denise, sim pode fazer o chá, ele é bom para o reumatismo! Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)

Quais são as propriedades do alho-poró
1 de 3
Quais são as propriedades do alho-poró

Voltar ao topo da página