Partilhar

Quais são as propriedades do cardo mariano

O cardo mariano é uma planta medicinal que nasce em zonas secas e sem se cultivar, normalmente perto de caminhos e estradas. Trata-se de um remédio natural popularmente utilizado para tratar condições do fígado, ainda que conte com um amplo número de benefícios para nossa saúde, apoiando o tratamento e prevenção de diversas condições. Já ouviu falar desta erva medicinal, mas desconhece seus usos? Em umComo.com.br explicamos a você quais são as propriedades do cardo mariano.

Também lhe pode interessar: Contraindicações do cardo mariano
Passos a seguir:
1

O cardo mariano é uma planta usada popularmente para limpar o fígado, pois graças ao seu conteúdo de silimarina favorece a depuração e eliminação de toxinas acumuladas neste órgão, além de diminuir a inflamação, caso se tenha. Além disso, é ideal para prevenir doenças hepáticas como o fígado gordo, a cirrose, a icterícia ou a insuficiência hepática.

Esta erva serve como depuradora quando, depois da ingestão de medicamentos ou do abuso de álcool ou outras substâncias, nosso fígado fica afetado, ajudando a melhorar efetivamente sua condição.

2

Para aqueles pacientes propensos à formação de cálculos na vesícula, o cardo mariano é um excelente aliado natural, ajudando a prevenir a pedra nesta zona.

3

Além disso, esta planta medicinal reduz a absorção de açúcar no sangue e favorece a diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides, sendo benéfica para pacientes com diabetes e favorecendo a saúde cardíaca de quem a ingere.

4

Como o cardo mariano é um bom aliado para favorecer a circulação abdominal e genital, é considerada uma planta muito benéfica no tratamento dos incômodos próprios da menstruação ou do síndrome pré-menstrual, aliviando os sintomas de forma eficiente.

Além disso, trata-se de um grande antioxidante e de uma boa alternativa para tratar a prisão de ventre e melhorar o trânsito intestinal.

5

Diante a dúvida de como tomar cardo mariano, existem duas apresentações comuns: em infusão e em cápsulas. A infusão de cardo mariano, que se elabora a partir das sementes da planta, costuma ser um pouco amarga, pelo que não é muito agradável ao paladar. Se apesar disso você quiser ingeri-la deste modo, deverá acrescentar uma colher de sopa de sementes para cada xícara e beber três xícaras ao dia.

Em comprimidos é outra apresentação habitual, recomenda-se tomar 280 miligramas por dia se quiser ingeri-lo como método preventivo, ou 420 miligramas caso se encontre em tratamento de alguma condição hepática ou queira baixar seus níveis de colesterol e triglicérides.

Esta planta medicinal não deve ser ingerida por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades do cardo mariano, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são as propriedades do cardo mariano

2 comentários
António Pereira
Disseram-me para tomar o cardo mariano(xarope) após as refeições visto que tenho a gama gt alta e também o colesterol assim como os triglicéridos. Será que os meus valores vão baixar?.A minha alimentação mudou um pouco , também comecei a fazer exercício fisico 3 x por semana , 1hora de cada vez Obrigado
Magali zanardo
Gostaria de saber, se o Cardo Mariano tem alguma contra indicação, para quem toma remédio para hipertensão, e remédio de depressão (fluoxetina)

Voltar ao topo da página