Partilhar

Quais são as propriedades do gergelim

Por Redação umCOMO. Atualizado: 30 janeiro 2017
Quais são as propriedades do gergelim

O gergelim ou sésamo - ambos se referem à mesma coisa - é uma semente usada na cozinha, seja diretamente ou na elaboração de óleos, como também se destaca por seus benefícios para o organismo humano. Cultivada desde tempos remotos, são múltiplos os usos que podem ser dados a estas sementes. Por isso, em umCOMO queremos explicar para você quais são as propriedades do gergelim.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do mangostão
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é fundamental destacar uma das principais propriedades do gergelim o fato de conter altas doses de ácidos graxos insaturados ômega 3 e ômega 6. Deste modo, o consumo de sementes de gergelim ajudará a regular os níveis de colesterol no sangue e a evitar a acumulação de gorduras em nossas artérias.

2

Do mesmo modo, o gergelim é recomendável para as pessoas que sofrem de anemia, já que fornece ferro em grandes doses, bem como cálcio e zinco. Seu consumo poderá ser feito diretamente em sementes ou como óleo de sésamo ou gergelim.

Quais são as propriedades do gergelim - Passo 2
3

Entre as propriedades do gergelim, destaca-se também sua importância como antioxidante que ajudará a manter as células jovens e a evitar o envelhecimento prematuro. Do mesmo modo, será benéfico para evitar os radicais livres que provocam doenças como o câncer.

4

O gergelim ou sésamo é uma importante fonte de fibra, de modo que ajudará a regular o trânsito intestinal e ajudará as pessoas que sofrem de prisão de ventre. Além disso, estão presentes nele as mucilagens que dispõem de grande poder laxante.

5

É fundamental saber também que as sementes de gergelim estão indicadas para reduzir o estresse, pelo fato de relaxarem o sistema nervoso. Do mesmo modo, beneficia a memória ou pode aliviar problemas de insônia e irritabilidade.

6

Apesar de serem muitos os usos medicinais do gergelim, é sempre necessário consultar o seu médico antes de o adicionar à sua dieta habitual para evitar possíveis contraindicações e efeitos secundários do gergelim. Além disso, pessoas com problemas nos rins e doenças hepáticas deverão prestar especial atenção ao consumo de gergelim, assim como mulheres grávidas deverão falar com o seu médico antes de consumir estas sementes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades do gergelim, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são as propriedades do gergelim

Quais são as propriedades do gergelim
1 de 3
Quais são as propriedades do gergelim

Voltar ao topo da página