Quais são as propriedades do ginseng

Quais são as propriedades do ginseng

Muito se tem falado do ginseng, uma das plantas medicinais mais conhecidas do mundo. A sua utilização remonta a séculos atrás e ao longo da história muitas culturas têm aproveitado as suas características para a saúde. Hoje podemos encontrá-lo em pílulas e suplementos, mas quais são as propriedades do ginseng? Em umComo.com.br explicamos-lhe os benefícios desta excelente planta.

Passos a seguir:
1

Uma das propriedades mais conhecidas do ginseng está ligada com a fonte de energia. É uma grande ajuda para superar a fadiga e o cansaço, tanto físico como mental e é excelente quando realizamos tarefas que requerem trabalho e concentração, uma vez que também aumenta a irrigação cerebral.

2

O ginseng é um poderoso antioxidante que nos ajuda a combater a formação de radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento celular e a formação de doenças como o câncer. Ao mesmo tempo ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumentando as nossas defesas e ajudando na prevenção de doenças.

3

O ginseng trás um grande benefício para pessoas que sofrem de colesterol alto, pois ajuda a regulá-lo e a melhorar os seus níveis, beneficiando assim a saúde do coração. A ingestão aliada a uma dieta adequada e ao exercício físico frequente pode melhorar a condição de pacientes com este problema.

4

Ao mesmo tempo o ginseng beneficia o nosso coração, ajudando a prevenir doenças cardíacas e sendo uma grande ajuda nos casos de arteriosclerose. Trata-se de uma excelente opção para ativar a circulação sanguínea, melhorando assim a nossa qualidade de vida.

É também uma grande ajuda para as pessoas com diabetes, uma vez que regula os níveis de açúcar no sangue. No entanto, se conta com esta doença não o deve ingerir sem consultar antes o seu médico, pois poderia interferir com os efeitos da medicação e reduzir os níveis de glicose mais do que o necessário.

5

Além disso, favorece os nossos pulmões e fígado, beneficiando as funções hepáticas, ao mesmo tempo que nos ajuda a eliminar as toxinas de nosso corpo, algo muito útil quando se deseja limpar o fígado.

6

Quem sofre de estresse, ansiedade ou depressão poderá encontrar também uma grande ajuda no ginseng, que tem um efeito positivo sobre o estado de humor, melhorando-o notavelmente. Além disso esta planta medicinal ajuda a combater a anemia, regulando os níveis de ferro no sangue.

7

O ginseng pode ser obtido em diferentes formatos: infusões, pílulas e suplementos, balas, etc. É importante saber por quanto tempo se pode consumir e compreender que nada em excesso é bom. De fato esta planta medicinal tomada de forma excessiva pode causar insônia, ansiedade e nervosismo, devido às suas propriedades energizantes.

8

Embora as propriedades do ginseng possam beneficiar alguns pacientes, é importante ter claro que também conta com diversos efeitos secundários. Por este motivo a ingestão de ginseng está contraindicada para:

  • Pacientes que sofrem de insônia.
  • Mulheres grávidas ou em período de amamentação.
  • Bebês e crianças.
  • Pacientes que sofrem de enxaquecas e dores de cabeça.
  • Pessoas com condições como hipertensão arterial, varizes, doenças cardíacas, hipertireoidismo ou hipotireoidismo, pois poderia agravar todas estas condições. Os pacientes diabéticos devem consultar um especialista antes de ingerir ginseng.
  • Pacientes com doenças auto-imunes como lúpus ou artrite reumatoide.
  • O ginseng também não deve ser ingerido por pessoas que fizeram um transplante de órgão, pois interfere com o sistema imune podendo afetar a medicação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades do ginseng, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.