Quais são as propriedades do mangostão

Quais são as propriedades do mangostão

Você já ouviu falar do mangostin ou mangostão mas ainda não sabe quais são os seus benefícios? São muitas as vantagens que esta fruta exótica oferece ao organismo e inclusive pode ajudar a combater e a prevenir diversas doenças. Existem diferentes formas de tomar mangostão, mas antes queremos que conheça com detalhes quais são as propriedades do mangostão para que não tenha nenhum tipo de dúvida.

Passos a seguir:
1

São diversos os nomes comuns que esta fruta recebe, por isso deve saber que o mangostão, mangostin, mangosto, mangusta, garcínia são todos a mesma fruta da mesma árvore, de nome científico Garcinia mangostana.

Apesar de ter origem no sudeste asiático, o cultivo do mangostão foi introduzido em outros países como América Central, Brasil ou Guiné, e o consumo da sua fruta se espalhou mundialmente.

2

São muitas as propriedades benéficas do mangostão ou mangostin, como o fato de atuar como anti-inflamatório natural graças a um dos seus compostos - as xantonas - que ajudam a bloquear as enzimas COX2, da mesma forma que o fazem os medicamentos contra a inflamação. Deste modo, o mangostão pode ser muito útil para reduzir os sintomas de doenças nas articulações, como artrite ou dor articular causada por inflamação.

3

Por outro lado, o mangostin é uma fruta antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e, portanto, ajuda a manter as células jovens, evita o envelhecimento prematuro e reforça o sistema imunológico. Do mesmo modo, também é adequado para prevenir doenças e processos degenerativos, assim como alguns estudos indicam que o mangostão ajuda a combater o câncer.

4

Para as pessoas com altos níveis de colesterol no sangue também é recomendável incorporar o mangostão à dieta, pois este fruto exótico ajuda a reduzir o colesterol ruim ou LDL. No geral, o mangostin é bom para a saúde cardiovascular e ajuda no tratamento de diferentes condições como a hipertensão.

5

Além disso, o mangostão é uma fruta apropriada para pessoas que querem perder peso ou com problemas de retenção de líquidos, já que conta com propriedades diuréticas e desintoxicantes que ajudam a eliminar os elementos que o organismo não precisa mais. É apropriado ainda para pessoas que seguem um tratamento diurético com medicamentos para compensar as perdas de potássio.

6

Deste modo, é importante que conheça todas as formas possíveis de incorporar o mangostin ou mangostão no seu dia a dia, pois não só poderá comer a polpa desta fruta exótica, como também preparar em suco ou incorporá-la a receitas de cozinha. Portanto, você só precisa consultar o nosso artigo sobre como tomar mangostão para aprender a tirar o máximo partido desta fruta.

7

No entanto, também deverá conhecer as contraindicações que o mangostão pode ter para algumas pessoas. É por isso que deverá consultar sempre o seu médico para saber se é apropriado evitá-lo em seu caso, principalmente no caso de:

  • Insuficiência renal.
  • Dieta específica para controlar os níveis de potássio.
  • Tratamento farmacêutico com anticoagulantes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades do mangostão, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.