Quais são as propriedades do óleo de sésamo

Quais são as propriedades do óleo de sésamo
Imagem: ecured.cu

O óleo de sésamo, também conhecido como óleo de gergelim pelas sementes das quais é extraído, contém muitas propriedades benéficas para a saúde. É um ingrediente usado na cozinha há séculos atrás, e entre seus nutrientes mais preciosos se encontram ácidos graxos essenciais, ômega 3 e ômega 6, lecitina, fibra, cálcio e outras vitaminas essenciais para o organismo. Além de ser ótimo para o bem-estar do nosso corpo, o óleo de sésamo também oferece múltiplos benefícios no campo da beleza. Se deseja conhecer com detalhe todas as propriedades do óleo de sésamo, veja o seguinte artigo de umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

O alto conteúdo em ácidos graxos poli-insaturados e, especificamente, de ômega 6 e 3, faz do óleo de sésamo um produto ótimo para favorecer o aparelho circulatório. Foi demonstrado que ajuda a reduzir o colesterol no sangue. Além disso contém lecitina, uma substância que impede que as gorduras grudem e se acumulem nas paredes das artérias.

2

Outra propriedade do óleo de sésamo está relacionada com sua grande contribuição em magnésio. A porcentagem elevada que contém deste nutriente faz que seja bom para fortalecer o sistema nervoso e ajudar a recuperar o ânimo de pessoas deprimidas ou com esgotamento mental.

3

Os ácidos graxos, linoleicos e oleicos, oferecem propriedades anti-inflamatórias ao óleo de sésamo. É por isso que para uso externo pode ser eficaz para aliviar dores musculares e de articulações. Também pode ser usado para tratar a dor de ouvidos e diminuir a inflamação.

4

É um óleo rico em cálcio, sendo benéfico no tratamento de problemas de descalcificação causados em etapas como a menopausa. Além disso, por suas propriedades anti-inflamatórias citadas anteriormente, o óleo de sésamo é usado na medicina ayurvédica para realizar massagens sobre a barriga da mulher, com o objetivo de aliviar e reduzir as dores próprias da menstruação.

5

Contém fosfolípides e lecitina, sendo bom para melhorar a memória. De fato, os fosfolípides fazem parte de todas as membranas ativas das células e são essenciais para um cérebro saudável.

6

O óleo de sésamo possui também propriedades antioxidantes graças ao seu rico conteúdo de vitamina E, essencial para acabar com os radicais livres responsáveis por muitas doenças degenerativas.

7

No campo da beleza, o óleo de sésamo oferece infinitas propriedades para o cuidado da pele. Entre as mais destacadas, encontramos que é ideal para revigorar, hidratar e umedecer a pele, tratar a pele seca, a flacidez, estrias e algumas doenças como herpes ou acne.

Além disso, é usado como filtro solar para combater os raios UV e para favorecer o bronzeamento natural.

8

Como pode ver, são muitas as propriedades do óleo de sésamo que podem nos beneficiar, por isso não hesite em acrescentar umas gotas deste óleo em algumas das suas refeições e usá-lo de forma tópica para embelezar e melhorar o aspecto da sua pele.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades do óleo de sésamo, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.